Topo

Datafolha e Ipec apontam 2º turno entre Castro e Freixo no RJ

Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) lideram pesquisas pelo governo do RJ - Governo do Rio de Janeiro/Câmara dos Deputados
Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) lideram pesquisas pelo governo do RJ Imagem: Governo do Rio de Janeiro/Câmara dos Deputados

Do UOL, no Rio

01/10/2022 19h40

Na véspera da eleição, os últimos levantamentos do Datafolha e do Ipec apontam que haverá segundo turno na disputa pelo governo do Rio de Janeiro.

Em ambos os institutos, o governador Cláudio Castro (PL) lidera, enquanto o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece em segundo lugar. Apesar de ambas as pesquisas confirmarem a maior probabilidade de um segundo turno, há divergências importantes nos cenários do Datafolha e Ipec no Rio.

No Datafolha, Freixo cresceu quatro pontos percentuais e reduziu a diferença para Castro para nove pontos —Castro tem 44% dos votos válidos, Freixo aparece com 35%, e Rodrigo Neves (PDT) marcou 10%.

Já no Ipec, Freixo caiu três pontos e a diferença hoje é de 21 pontos percentuais para Castro. O candidato à reeleição chega a 47% dos votos válidos, Freixo a 28% e Rodrigo Neves 11%.

Ambos os cenários são de pesquisas estimuladas, quando o entrevistado é apresentado a uma lista de candidatos. Os dois levantamentos têm margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos (veja abaixo as intenções de voto de todos os candidatos).

Por que as tendências são opostas? No Datafolha, o número de votos brancos e nulos oscilou um ponto percentual para baixo, de 10% para 9%. O mesmo ocorreu com o número de indecisos, que se moveu de 9% para 8%.

Isso pode explicar, em parte, o crescimento de quatro pontos percentuais de Freixo, o único candidato a se mover para além da margem de erro. A redução do número de nulos e indecisos é uma tendência comum em eleições para o Executivo às vésperas do pleito.

No Ipec, chama atenção que os dois líderes, Castro e Freixo, perderam, somados, cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 27 de setembro (considerando os votos totais). Contudo, essa diferença não se concentrou em um candidato que tenha ganhado tração na última semana.

O número de votos brancos e nulos aumentou dois pontos percentuais, revertendo tendência de queda esperada com a aproximação do pleito; e o resto das intenções de voto se distribuiu por Rodrigo Neves (PDT), Paulo Ganime (Novo) e Luiz Eugênio (PCO).

As pesquisas também divergem no que diz respeito aos cenários de segundo turno. Enquanto o Datafolha projeta uma disputa equilibrada, o Ipec indica uma liderança folgada do governador.

No Datafolha, Castro tem 46% das intenções de voto e Freixo, 40%. A diferença diminuiu em relação à pesquisa anterior, já que o candidato do PSB oscilou 2 pontos para cima.

No Ipec, por sua vez, Castro cresceu 4 pontos percentuais e agora aparece com 48%. Freixo oscilou 1 ponto percentual para baixo e agora tem 33%.

Datafolha - Votos válidos

Cláudio Castro (PL): 44%
Marcelo Freixo (PSB): 35%
Rodrigo Neves (PDT): 10%
Paulo Ganime (Novo): 4%
Wilson Witzel (PMB): 2%
Eduardo Serra (PCB): 2%
Juliete Pantoja (UP): 2%
Cyro Garcia (PSTU): 1%
Luiz Eugênio (PCO): 1%

Ipec - Votos válidos

Cláudio Castro (PL): 47%
Marcelo Freixo (PSB): 28%
Rodrigo Neves (PDT): 11%
Paulo Ganime (Novo): 3%
Cyro Garcia (PSTU): 4%
Wilson Witzel (PMB): 2%
Eduardo Serra (PCB): 2%
Juliete Pantoja (UP): 2%
Luiz Eugênio (PCO): 1%

O levantamento do Datafolha foi contratado pela Folha de S.Paulo e TV Globo. Foram entrevistados 2.550 eleitores em 40 municípios fluminenses. As entrevistas foram realizadas entre 29 e 30 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa Ipec, foram ouvidas 2.000 pessoas entre 29 de setembro e 1º de outubro em 45 municípios fluminenses. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-05823/2022.