Topo

Hiran Gonçalves (PP) é eleito senador por Roraima

Hiran Gonçalves em campanha pelo Senado em Roraima - Divulgação
Hiran Gonçalves em campanha pelo Senado em Roraima Imagem: Divulgação

Thiago Varella

02/10/2022 21h21

Hiran Gonçalves (PP) foi eleito senador por Roraima e impôs a Romero Jucá (MDB) sua segunda derrota consecutiva nas urnas em uma eleição para o Senado. Gonçalves teve 118.760 votos (46,43% do total).

Ele é deputado federal em segundo mandato e compôs chapa com o candidato ao governo de Roraima Antonio Denarium (PP). Em um estado de eleitorado conservador, conseguiu o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que gravou um vídeo divulgado apenas há poucas semanas.

Isso porque, o partido de Bolsonaro, o PL, apoiou a candidatura de Teresa Surita (MDB) para governadora e de seu ex-marido Romero Jucá (MDB) para senador. Para não criar problemas com o partido, Bolsonaro apenas declarou o apoio a Denarium e Gonçalves em um vídeo curto e de maneira tímida.

Mesmo assim, durante a campanha, Gonçalves enfatizou o apoio do presidente e de alguns de seus aliados, como o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.

Com a vitória de Gonçalves, Romero Jucá ficará ao menos mais quatro anos fora do Senado. O emedebista foi eleito para três mandatos consecutivos como senador entre 1995 e 2008, mas já havia perdido a última eleição para o Senado por apenas 434 votos.

Quem é Hiran Gonçalves

Hiran Gonçalves é nascido em Tefé, no Amazonas, e se formou médico pela Universidade Federal do Amazonas. Por 25 anos, atuou como médico legista do Instituto Médico Legal de Roraima e, paralelamente, trabalhou como oftalmologista. Além disso, foi professor na Universidade Federal de Roraima.