Topo

Leia a íntegra do discurso de Lula após divulgação do resultado da eleição

Lula vai enfrentar Bolsonaro no segundo turno - 2.out.2022 - Isabella Finholdt/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Lula vai enfrentar Bolsonaro no segundo turno Imagem: 2.out.2022 - Isabella Finholdt/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 22h45Atualizada em 02/10/2022 23h32

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) afirmou que o partido vai mapear os locais onde recebeu menos votos e que São Paulo —maior estado do país— será o principal palco de confronto com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista discursou logo após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.

Antes de Lula, discursaram a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o candidato a vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que acompanharam a apuração com o petista em um hotel em São Paulo.

Leia a íntegra dos discursos

[Gleisi Hoffmann]: Boa noite. Boa noite a toda imprensa que está aqui. Boa noite também a todos os convidados que estão hoje junto aqui, conosco, nesse teatro. E boa noite ao povo brasileiro. A gente começa aqui esse pronunciamento do presidente à imprensa. Eu, em nome da nossa campanha, da campanha do presidente Lula, do vice-presidente Alckmin, agradecendo ao povo brasileiro, aos mais de 56 milhões de votos que nós tivemos nesse primeiro turno, demonstrando a confiança do povo, demonstrando a vontade do povo na esperança de ter a transformação desse país. E ter uma eleição em dois turnos significa ganhar duas vezes, ganhamos no primeiro e ganharemos no segundo.

Temos certeza de que essa luta, essa garra e persistência que nós temos, e que temos que unir todos os setores da sociedade brasileira que acreditam na democracia, no processo democrático, no estado democrático de direito, a ir conosco nessa caminhada. Se achavam que nós estivéssemos tristes ou abatidos, erraram. Nós estamos fortes, estamos firmes porque sempre estivemos nessa luta.

Quero agradecer todos os partidos políticos que fazem parte dessa coligação que estão conosco, que desde o início não mediram esforços para a gente chegar até aqui. Agradecer o movimento sindical, agradecer o movimento social, agradecer às lideranças políticas, agradecer às personalidades da sociedade brasileira que estiveram junto com a gente nessa caminhada. Nós cumprimos o nosso objetivo de atingir um percentual de votos, que foi um percentual imenso de votos da sociedade brasileira.

Agradecer mais uma vez ao povo brasileiro. E queria muito pessoalmente agradecer ao senhor, Presidente Lula, agradecer muito ao senhor, porque foi a sua persistência, a sua força, a sua raça que nos trouxe até aqui, e nos fez ter esperança de novo no Brasil.

Quando todos achávamos que estava perdido, quando todos achavam que o senhor não lideraria mais, quando passamos pelos momentos mais difíceis da nossa vida, o senhor estava lá, acreditando na força do povo, e acreditando na causa que nós temos por esse país, que é do povo ter vez e do povo ter a centralidade do nosso desenvolvimento. Portanto, gente, nós só temos que agradecer e temos que ir para a luta.

Lutamos contra uma máquina muito grande, lutamos contra a mentira, lutamos contra a violência, lutamos contra o dinheiro, mas isso não vai nos derrotar. Não nos derrotou até aqui. Isso vai fazer com que a gente continue com mais esperança, com mais força, e, claro, com a vontade de todos aqueles que querem o Brasil novamente democrático, e querem o Brasil de novo para o povo brasileiro. Parabéns, Presidente Lula, pela sua vitória!

[Palmas]

[Gleisi Hoffman]: Passar aqui... você já falou, Haddad? Haddad falou antes. Ele é mais apressado para o segundo turno. Então vem cá, nosso vice-presidente Geraldo Alckmin.

[Palmas]

[Geraldo Alckmin]: Boa noite. Boa noite a todas, a todos. Cumprimentar o Presidente Lula, a Janja, a nossa presidente, a Gleisi Hoffmann, presidente Dilma, melhor parte da família, que é a Lu, o Haddad que está no segundo turno, a Ana Estela, cumprimentar o Juliano, deixar abraço muito afetivo a nosso candidato Márcio França, os dirigentes partidários aqui presentes, mas dizer que nós estamos em festa.

Vamos para o segundo turno, primeiro lugar, mais de cinco milhões de votos de frente, e agora já é começar a segunda tarefa, que é ganhar a eleição, salvar a democracia, fazer o Brasil voltar a crescer, e vamos lutar muito. Conte conosco, presidente, viu? Com o empenho, com garra, nesses 28 dias em benefício da nossa população. Estamos juntos, presidente!

[Palmas]

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Bem, ontem, na entrevista coletiva, eu disse para vocês que toda eleição que eu disputo, eu tenho vontade de ganhar no primeiro turno, mas nem sempre é possível. Há uma coisa na minha vida que me motiva, me estimula e me faz renascer a cada dia, que é a crença de que nada acontece por acaso. Nada acontece por acaso. Durante toda essa campanha, a gente esteve na frente nas pesquisas de opinião pública de todos os institutos, mesmo aqueles que não queriam que a gente ganhasse colocavam a gente em primeiro lugar, e eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições, e quero dizer para vocês que nós vamos ganhar essas eleições. É apenas uma...

[Palmas]

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Isso— isso, para nós, é apenas uma prorrogação. Eu, então, eu quero primeiro agradecer mais uma vez ao comportamento da imprensa nessas eleições. Quero agradecer e dar os parabéns às pessoas que se elegeram, independentemente do partido a que as pessoas pertençam, se são contra nós ou a favor, não tem problema, as pessoas se elegeram. Quero agradecer ao povo brasileiro por mais esse gesto de generosidade.

A gente, para avaliar bem o que é que está acontecendo hoje, a gente tem que lembrar o que estava acontecendo há quatro anos, quando, há quatro anos atrás, eu era tido como se fosse um ser humano jogado fora da política. Ou seja, e eu disse que a gente retornaria, retornaria com mais força, com mais vontade, com mais disposição, porque a única razão de a gente parar de lutar é o dia que o povo brasileiro tiver outras centenas e centenas de lideranças que consigam fazer com que eles conquistem aquilo que eles precisam para melhorar de vida.

E vocês sabem que nosso país está pior. Você sabe que a economia não está boa, vocês sabem que a qualidade de vida não está boa, que a renda não está boa, que o emprego não está bom, que a saúde não está boa e que nós precisamos recuperar esse país, inclusive do ponto de vista das suas relações internacionais.

Portanto, para, quem sabe, para desgraça de alguns, eu tenho mais 30 dias para fazer campanha. Eu adoro fazer campanha, adoro ir para a rua, adoro fazer comício, adoro subir em caminhão, sabe? Adoro discutir com a sociedade brasileira, e vai ser importante, porque vai ser a primeira chance de a gente fazer um debate tête-à-tête com o Presidente da República, sabe, para saber, sabe, se ele vai continuar contando mentiras ou se vai, pelo menos uma vez na vida, falar a verdade com o povo brasileiro.

Eu acho que é uma chance que o povo brasileiro me dá. É uma segunda chance. "Ah, Lula, aquele? aquele debate não valeu muito, porque aquele debate, sabe, tinha gente estranha, vamos deixar o segundo turno para você poder debater só com ele, para a gente poder medir, fazer comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos. Do nosso período de governo, da qualidade de vida do povo, da alegria do povo com o que o povo vive hoje". Eu, então, quero dizer para vocês que começo amanhã a fazer a campanha. Eu tinha pensado, se eu ganhasse no primeiro turno, eu ia tirar uns três dias, fazer uma pequena lua de mel, mas é o seguinte: vai esperar para o dia 30 de outubro. Como eu faço aniversário dia 27 de outubro, quem sabe eu ganhe de presente a grande vitória que eu precisava, como foi em mil novecentos... em 2002.

[Palmas]

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Em 2002, as eleições se deram exatamente no dia 27 de outubro. Então é o seguinte: a partir de amanhã tem campanha. Que me desculpem os jornalistas, vocês vão ter que trabalhar um pouco mais. Que me desculpem os nossos companheiros dos partidos aliados, nós vamos ter que viajar mais, vamos ter que fazer mais ato público, mais comício, mais debate, vamos ter que conversar mais com as pessoas e vamos ter que convencer a sociedade brasileira daquilo que nós estamos propondo. Eu acho que a nossa presidenta tem uma tarefa importante, que vai conversar com as outras forças políticas que disputaram as eleições, e é o seguinte: a luta continua até a vitória final. Esse é o nosso lema.

[Palmas]

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Tá? Nós esperamos contar com o apoio e a solidariedade de cada um de vocês no trabalho incansável que vocês fazem de correr atrás dos candidatos. Nós vamos tentar mapear o Brasil e ver quais são as regiões que nós precisamos andar. O nosso companheiro Haddad foi para o segundo turno, portanto nós teremos uma parceria muito forte aqui, será efetivamente— São Paulo será um grande palco de um confronto... sabe, nacional e estadual. É um confronto de ideias, é um confronto programático, é um confronto de propostas para a sociedade.

E eu estou disposto, sabe, a fazer tudo o que for possível, Haddad, eu tenho certeza que nós dois juntos vamos ganhar São Paulo e vamos ganhar o Brasil. Por isso que nós vamos precisar de vocês. Por que nós vamos precisar de vocês? Disposição de andar atrás de nós. De escrever aquilo que a gente fala, tirando as bobagens que não podemos publicar, aquilo que a gente falar de bom vocês podem publicar.

Eu estou com inteira disposição. Nós vamos sair daqui agora, vamos para a Paulista, porque tem gente lá, vamos conversar com o povo. E a partir de agora, Janjinha, acabou a nossa lua de mel. Se prepare, porque nós vamos trabalhar, você vai continuar cantando as musiquinhas, aproveitar o horário que... está aqui, que ela pode cantar, São Paulo será um grande palco de um confronto, sabe, nacional, e estadual. Sabe? É um confronto de ideias, um confronto programático, é um confronto de propostas para a sociedade. E eu estou disposto, sabe, a fazer tudo o que for possível, Haddad. Eu tenho certeza que nós dois juntos vamos ganhar São Paulo e vamos ganhar o Brasil.

Por isso que nós vamos precisar de vocês. Por que nós vamos precisar de vocês? Disposição de andar atrás de nós. De escrever aquilo que a gente fala, tirando as bobagens que não podemos publicar, aquilo que a gente falar de novo vocês podem publicar. Eu estou com inteira disposição. Nós vamos sair daqui agora, vamos para a paulista porque tem gente lá, vamos conversar com o povo.

E a partir de agora, Janjinha, acabou a lua de mel, se prepare, nós vamos trabalhar, você vai continuar cantando a musiquinha, aproveitar o horário que está aqui, pode cantar, ela subir com você e cantar no palco para que a gente devolva a alegria. É apenas uma trégua, Eduardo Suplicy. Apenas uma trégua. São 30 dias que você pode trabalhar um pouco mais, se mata um pouco mais, pedir mais votos para que a gente possa no dia 27... 30, 27 ou 29? 28. 28 de outubro, a gente possa comemorar...

É dia 30, gente, é dia 30. É dia 30! Ninguém esqueça! Dia 30. Nós vamos, sabe, estar em palco outra vez, tá bem? Gente, de coração, obrigado a vocês. E sobretudo obrigado ao povo brasileiro por mais este gesto de generosidade.

[Palmas]

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Tá? Eu nunca ganhei uma eleição no primeiro turno. Toda eleição que eu disputei foi no segundo turno. Todas. Sabe, o que é importante é que o segundo turno é a chance de você amadurecer as tuas propostas e a tua conversa com a sociedade. É de você construir um leque de alianças ou leque de apoio antes de você ganhar, para você mostrar para o povo o que é que vai acontecer, o que é que vai governar esse país. Vamos nessa, gente! Vamos nessa, que dia 30 está muito perto. Um beijo no coração de vocês. E até a Avenida Paulista, quem quiser ir até lá.

[Palmas]