Topo

Boca de urna: por que não teve a pesquisa após Eleição neste domingo?

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR

Igor Truz Moraes

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 16h57Atualizada em 02/10/2022 21h39

Não houve a tradicional divulgação de resultados das pesquisas boca de urna após o encerramento do primeiro turno das Eleições 2022 neste domingo (2). Os levantamentos não foram realizados este ano.

A informação foi confirmada por Márcia Cavallari, diretora do Ipec. Até as últimas eleições, o instituto era conhecido como 'Ibope'.

Uma das explicações de Cavallari é que a pesquisa boca de urna - que tem um alto custo e grande número de entrevistados - teria uma durabilidade muito pequena nas Eleições 2022.

"Na hora que o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] divulgar a primeira parcial, já vai ser uma quantidade de votos muito maior do que qualquer pesquisa de boca de urna que a gente possa fazer", explicou Cavallari.

Por que não teve pesquisa boca de urna apenas este ano?

A diferença deste ano para os demais é que, por decisão do TSE, o horário de votação das Eleições 2022 foi unificado em todo país. Isso significa que todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h pelo horário de Brasília, inclusive nas regiões com fuso diferente.

Com o horário de votação unificado, será possível também iniciar simultaneamente a apuração em todo o Brasil. A contagem de votos e a divulgação parcial dos resultados deve começar às 17h, logo após o fechamento das seções eleitorais.

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos.

Em 2018, o extinto Ibope realizou a pesquisa de boca de urna do segundo turno, apontando o então candidato Jair Bolsonaro como o vencedor das eleições à Presidência da República com 56% de intenções de voto, contra 44% de Fernando Haddad (PT). Na ocasião, foram entrevistados 30 mil eleitores e o intervalo de confiança estimado em 99%.

O Datafolha fará pesquisa boca de urna?

O Datafolha também não fará pesquisas boca de urna nas Eleições 2022. A diretora do instituto, Luciana Chong, confirmou a informação ao UOL. A empresa não realiza este tipo de levantamento nas disputas presidenciais desde as eleições de 1998.

  • Acompanhe a cobertura completa das eleições de 2022 e análises dos colunistas no programa especial do Canal UOL: