Topo

O que é 'voto útil'? Tática pode definir as eleições 2022

Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes lideram a intenção de voto para Presidência - Reprodução
Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes lideram a intenção de voto para Presidência Imagem: Reprodução

Nathalia Lino

Colaboração para o UOL

27/09/2022 04h00

Na reta final para as eleições presidenciais que ocorrem neste domingo (2), campanhas como a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão investindo no que é conhecido como "voto útil", quando um eleitor vota em um candidato que não é necessariamente a sua primeira opção, a fim de determinar os resultados eleitorais.

O petista, que traz a proposta desde o início da sua campanha eleitoral, tem como principal objetivo atrair os eleitores de outros partidos, na tentativa de resolver a disputa eleitoral já no primeiro turno.

A corrida ao posto está entre Lula e o seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a última pesquisa Datafolha, Lula aparece com 47% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 33%. Nos válidos, Lula tem 50% e Bolsonaro, 35%.

Para que a eleição seja definida em primeiro turno, é preciso que um candidato tenha 50% dos votos válidos mais um, totalizando a maioria dos votos. O cálculo é feito considerando apenas os votos válidos.

Como o voto útil pode definir as eleições

A estratégia do PT é intensificar e impulsionar os votos úteis, para tentar garantir uma possível vitória em primeiro turno.

Segundo o professor Vitor Barletta Machado, cientista político da Faculdade de Ciências Sociais da PUC Campinas, o voto útil deve ser analisado de acordo com o cenário.

"Nós chamamos de voto útil aquele voto que o eleitor realiza, não por afinidade direta mas por um cálculo político, um cálculo do que pode ser o melhor resultado dentro de uma análise de cenário. Ele leva esse nome pela ideia que as pessoas têm de que um voto que não é dado para o candidato que vence é um voto perdido", afirma.

Enquanto Lula segue lutando pelos votos úteis, os outros partidos condenam a prática, principalmente o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, seu concorrente direto ao segundo turno.

Os candidatos à presidência seguem tentando evitar perder eleitores, como o candidato Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar na pesquisa Datafolha, com 7% das intenções de voto e já declarou não apoiar o candidato do PT em caso de segundo turno.

Ainda de acordo com o especialista, na prática o voto útil tem aplicações reais e pode ser determinante nos resultados eleitorais de 2022.

"Ele pode determinar as eleições, porque normalmente o voto útil vem bastante atrelado também aos índices de rejeição dos candidatos. Então, diante de um cenário em que você jamais vai desejar ter certa pessoa vitoriosa, você opta pelo candidato que tem mais chances de derrotar aquela pessoa."