Renan Filho (MDB) vence disputa em Alagoas e será colega do pai no Senado
A partir de 2023, dois Calheiros vão ser colegas e ficarão lado a lado na bancada alagoana do Senado. O mais novo integrante é o ex-governador Renan Filho (MDB), que foi eleito hoje na disputa pela única vaga do estado nas eleições de 2022. Ele teve 845.988 votos (56,92% do total).
Renan deixou o governo estadual em abril de 2022, quando renunciou justamente para se candidatar ao Senado. Como seu vice, Luciano Barbosa (sem partido), renunciou em 2020 para ser candidato e eleito prefeito de Arapiraca, a sucessão de Filho ocorreu em uma eleição indireta, em junho, que elegeu o atual governador Paulo Dantas (MDB), apoiado pela família Calheiros.
Economista, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho tem 42 anos e é casado com Renata Calheiros. Ele começou na política ainda jovem, aproveitando a influência política familiar: em 2004 e 2008 foi eleito prefeito de Murici (AL), terra natal dos Calheiros.
Renan Filho já passou por Brasília. Em 2010, após renunciar ao mandato de prefeito, foi eleito deputado federal também pelo MDB. Em 2014 e 2018, foi eleito governador de Alagoas.
A campanha de Renan para o Senado contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi marcada por lideranças nas pesquisas desde o início da corrida eleitoral.
A ajuda do seu pai, Renan Calheiros, também foi importante especialmente nas articulações políticas e construção de apoios. O patriarca chegou a pedir licença do Senado no início de junho para se dedicar e ajudar na campanha do filho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.