Topo

Diretoras do Datafolha e Ipec dizem que indecisos favoreceram Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro durante comemoração do 7 de Setembro em Brasília - 7.set.2022 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Presidente Jair Bolsonaro durante comemoração do 7 de Setembro em Brasília Imagem: 7.set.2022 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/10/2022 17h28

A diretora do Datafolha, Luciana Chong, avaliou que os eleitores que decidiram o voto de última hora nesse primeiro turno favoreceram a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que explicaria a diferença entre a pesquisa do instituto na véspera da eleição e o resultado das urnas.

"Acreditamos que teve um movimento de decisão de última hora, especialmente de eleitores de Ciro, Simone Tebet, indecisos e os que poderiam votar branco e nulo, e esse movimento acabou sendo mais em favor de Bolsonaro. Por isso que ele ficou com um resultado maior do que a pesquisa tinha captado na véspera da eleição", disse ela em entrevista à GloboNews.

Para ela, as pesquisas que apontavam que a eleição presidencial poderia terminar já no primeiro turno com a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) podem ter motivado essa migração de votos para o atual presidente.

"Com a possibilidade de finalização no primeiro turno com Lula ganhando, acredito que teve um movimento de antipetismo, de 'vamos levar a eleição para o segundo turno', com eleitores de Ciro votando em Bolsonaro para que a vitória não acontecesse já no primeiro turno", declarou.

Segundo ela, algo semelhante pode ter acontecido na eleição para o governo de São Paulo. "O que vimos foi uma migração de votos de [Rodrigo] Garcia que não estava muito consolidado para Tarcísio, para inibir o crescimento de Haddad. Refletiu um pouco o que aconteceu na corrida nacional", declarou.

Apesar da disparidade, ela argumentou que não houve erro da parte do instituto, porque as pesquisas não têm a intenção de prever o futuro. "Não se pode dizer que houve erro, porque a pesquisa não é prognóstico. Ela é feita ao longo de toda a eleição, fizemos oito rodadas nessa eleição para mostrar a fotografia de cada momento", disse.

Chong também defendeu a importância das pesquisas eleitorais como fonte de informação.

É muito importante que a sociedade, os eleitores, tenham acesso a esses dados. Se não houvesse as pesquisas, só quem teria essas informações seriam os candidatos, as instituições financeiras, as grandes empresas. A população em geral não teria acesso. Luciana Chong, diretora do Datafolha

Nas últimas pesquisas presidenciais do Datafolha, do Ipec e da Quaest até o sábado, dia 1º, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha de 49% a 51% das intenções de votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos. Pela margem de erro, que é de dois pontos percentuais nos três estudos, o petista podia ter de 47% a 53% nas urnas no domingo. Lula obteve 48,43%, portanto dentro da margem de erro.

O desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL), porém, não foi previsto pelas sondagens. Os últimos levantamentos dos três institutos variavam de 36% e 39% das intenções, mas o atual presidente obteve 43,2% dos votos.

Diretora do Ipec: 'Pesquisa não é prognóstico'

A diretora do Ipec (ex-Ibope), Márcia Cavallari, apresentou justificativas semelhantes em entrevista à GloboNews e mencionou a antecipação de votos em Bolsonaro por eleitores indecisos, de Ciro e Simone. Além disso, ela citou obstáculos enfrentados para coletar dados.

Márcia reforçou que "pesquisa não é prognóstico" e sim um medidor de um momento. "Tivemos movimentação pela volatidade dessa eleição", completou.

Tivemos dificuldade em campo, com hostilização dos entrevistadores, agressões, não tão graves quanto no Datafolha, mas arrancar tablet do entrevistador ou passar de moto gritando na hora da entrevista
Diretora do Ipec

Ela afirmou que o instituto já está em campo hoje para colher informações sobre o segundo turno.

Parlamentares propõem ações

Com a diferença entre as pesquisas e o resultado das urnas, parlamentares propuseram diferentes ações. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), anunciou ontem que vai apresentar um projeto de lei para criminalizar o erro nas pesquisas.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal reeleito e filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que começaria a coletar assinaturas para abrir uma comissão para investigar os institutos de pesquisa ainda nesta semana.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), descartou abrir uma CPI, mas disse que é necessário discutir uma "boa legislação" para as empresas de pesquisa, para que não haja disparidades. "A população clama por isso, se angustia, e cabe ao Congresso regular essas matérias", declarou.