Topo

Bolsonaro recebe apoio de Ratinho Jr e diz que está 'acertado' com Caiado

Do UOL, em Brasília

05/10/2022 13h10Atualizada em 05/10/2022 13h28

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu hoje apoio formal de mais um governador reeleito no primeiro turno: Ratinho Júnior (PSD), que levou a melhor no Paraná com 4.243.292 votos (69,64%), esteve hoje no Palácio da Alvorada, em Brasília, para encontrar o chefe do Executivo federal.

Durante a agenda, Bolsonaro revelou ainda que está "acertado" com o governador reeleito em Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele é aguardado em Brasília para uma reunião com o governante federal.

Nos últimos dias, aderiram à campanha bolsonarista os governadores reeleitos em Minas Gerais (Romeu Zema, do Novo), no Rio de Janeiro (Cláudio Castro, do PL) e no Distrito Federal (Ibaneis Rocha, do MDB). Além disso, o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que foi derrotado nas urnas, manifestou "apoio incondicional".

Ratinho Júnior afirmou que se empenhará em pedir votos para Bolsonaro no Paraná e disse que já há tratativas para realizar ao menos duas agendas no estado. Uma delas seria um "grande evento" com a participação de lideranças evangélicas e católicas.

"Fizemos contatos com lideranças religiosas, tanto do campo evangélico quanto do campo católico, ontem mesmo... Para justamente fazer um grande evento [com pessoas] que entendem, né, que o governo do presidente Bolsonaro é esse governo que defende a família e os valores cristãos."

Também há expectativa de promover atividades de campanha junto a produtores rurais do Paraná que são entusiastas do bolsonarismo, segundo explicou Ratinho Júnior.

Bolsonaro elogia Guedes, mas evita cravar permanência. O presidente declarou hoje que, se depender dele, repetirá o time de ministros em uma eventual renovação de mandato. Indagado especificamente sobre a permanência do chefe da pasta da Economia, ele elogiou o subordinado, mas fugiu da pergunta.

"O Guedes merece respeito da nossa parte, consideração... Merece um prêmio Nobel de economia", comentou.

"Um homem que age dessa maneira é uma benção de Deus. Durante momentos difíceis, teve gente que criticou muito o Paulo Guedes. Alguns queriam que eu trocasse de ministro. Eu sou paraquedista... Falei: jamais vou trocar de paraquedas enquanto estou saindo do avião."