Pesquisa Big Data em AL: Paulo Dantas tem 59% dos votos válidos; Cunha, 41%
Pesquisa do Instituto Real Time Big Data contratada pela Record TV e divulgada hoje aponta o governador afastado de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), à frente na disputa pelo segundo turno no estado. O candidato à reeleição aparece com 59% das intenções para votos válidos (quando são excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) obteve 41% das menções.
A pesquisa foi divulgada no mesmo dia em que Paulo Dantas foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) também pediu que o governador fosse afastado do cargo por 180 dias.
Como a pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 10 de outubro, não identificou possíveis impactos da operação da PF nas intenções de voto do eleitor alagoano.
Nos votos totais, Dantas foi o escolhido por 47% dos eleitores que responderam à pesquisa, enquanto Cunha ficou com 33%. Optaram pelo voto nulo ou branco 7% dos eleitores, e outros 13% não souberam ou não responderam ao questionamento.
A pesquisa foi realizada com mil pessoas e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais. Ela custou R$ 20 mil e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitorial) pelo código AL-05979/2022.
Pesquisa estimulada: Dantas tem vantagem de 14 pontos sobre Cunha
- Paulo Dantas (MDB): 47%
- Rodrigo Cunha (União Brasil): 33%
- Nulo/branco: 7%
- Não sabe/não respondeu: 13%
A investigação contra Paulo Dantas
Dantas é investigado por prática de uso de funcionários fantasmas em seu gabinete quando era deputado estadual, mas também há supostas irregularidades no período em que ele se tornou governador. O inquérito é sigiloso.
O emedebista se afastou do cargo de deputado estadual ao ser eleito para um mandato tampão em maio, após Renan Filho (MDB) deixar o governo para disputar uma vaga ao Senado.
O UOL procurou Paulo Dantas, que irá se manifestar por meio de nota, informou sua assessoria de imprensa.
Sobre a pesquisa
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018 com financiamento principal da TV Record.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.