Pesquisa Ideia: Lula tem 50%, e Bolsonaro, 46%; há empate na margem de erro
Pesquisa do Instituto Ideia realizada com entrevistas por telefone e divulgada hoje aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto no segundo turno das eleições presidenciais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, registrou 46%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados. Essa foi a primeira pesquisa do Ideia para o segundo turno.
Os entrevistados que declararam voto branco ou nulo foram 2%. O mesmo percentual de pessoas ouvidas disse que não sabem em quem votar.
Esse resultado é para votos totais na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.
O instituto ouviu 1.500 eleitores por telefone entre os dias 14 e 19 de outubro. A pesquisa tem um nível de confiança de 95%, custou R$ 33.802,73 e foi paga pelo próprio instituto. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00053/2022.
Pesquisa estimulada: Lula e Bolsonaro estão em empate técnico
- Lula (PT): 50%
- Jair Bolsonaro (PL): 46%
- Branco/nulo: 2%
- Não sabe: 2%
A pesquisa não divulgou os percentuais em votos válidos, quando são descartados os votos brancos, nulos e os que não sabem. É assim que a Justiça Eleitoral calcula o resultado oficial das eleições.
Considerando os arredondamentos, Lula teria cerca de 52,1% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47,9%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, Lula fica com os mesmos 50%, e Bolsonaro, com 44%. Nesse caso, os adversários estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.
A soma dos percentuais não dá 100% por conta dos arredondamentos.
- Lula (PT): 50%
- Jair Bolsonaro (PL): 44%
- Branco/nulo: 3%
- Não sabe: 4%
Sobre o instituto
O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes. Até o final do primeiro turno, o Ideia manteve uma parceria com a revista Exame, a qual financiava e divulgava seus levantamentos sobre intenções de voto. Essa parceria não existe mais no segundo turno. Segundo o próprio Ideia, os métodos utilizados para os levantamentos variam. O Ideia se diz "agnóstico em termos de metodologia" e faz levantamentos eleitorais usando qualquer método.
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