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Pesquisa Big Data na BA: Jerônimo cresce e assume liderança; ACM Neto cai

Jerônimo Rodrigues (PT), à esquerda, e ACM Neto (União Brasil) - Divulgação/Flickr/Jerônimo Rodrigues e Reprodução/TV Globo e
Jerônimo Rodrigues (PT), à esquerda, e ACM Neto (União Brasil) Imagem: Divulgação/Flickr/Jerônimo Rodrigues e Reprodução/TV Globo e

Do UOL, em São Paulo

20/10/2022 11h46Atualizada em 20/10/2022 12h03

Pesquisa do instituto Real Time Big Data para o governo da Bahia feita por telefone, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta que o ex-secretário Jerônimo Rodrigues (PT) assumiu o primeiro lugar em intenções de voto na disputa com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) para ocupar o Palácio de Ondina.

Jerônimo tem 54% das intenções para votos válidos (quando são excluídos brancos, nulos e indecisos), contra 46% de ACM. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na rodada anterior, divulgada na semana passada, eles estavam empatados. Agora Jerônimo cresceu quatro pontos percentuais, enquanto ACM caiu quatro.

No cenário com votos totais, Jerônimo tem 52%, enquanto ACM, 44%. Os entrevistados que disseram que votariam branco ou nulo foram 2%, mesmo percentual dos que não souberam ou não responderam.

No primeiro turno, Jerônimo terminou à frente, com 49,45% (4.019.830) dos votos, enquanto ACM Neto teve 40,80% (3.316.711).

Votos válidos

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 54% (tinha 50%)
  • ACM Neto (União Brasil): 46% (tinha 50%)

Votos totais

  • Jerônimo Rodrigues (PT): 52% (tinha 47%)
  • ACM Neto (União Brasil): 44% (tinha 47%)
  • Nulo/branco: 2% (eram 3%)
  • Não sabe/não respondeu: 2% (eram 3%)

O Instituto ouviu 1.200 eleitores baianos entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa custou R$ 20 mil e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-02300/2022.

Sobre o instituto

O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018 com financiamento principal da TV Record.