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Ipec: Lula tem 54% das intenções para votos válidos; Bolsonaro, 46%

Do UOL, em São Paulo

29/10/2022 18h04Atualizada em 29/10/2022 21h46

Pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança para a corrida presidencial, com oito pontos de vantagem sobre o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O petista aparece com 54% das intenções para votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), enquanto o candidato do PL, 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os números são os mesmos da rodada anterior, divulgada na segunda-feira (24).

Esta é a última pesquisa presidencial do instituto antes do segundo turno das eleições, que acontece amanhã em todo o Brasil. Em 2018, as pesquisas da véspera da votação acertaram qual seria o resultado das urnas.

Em votos totais, Lula tem 50%, e Bolsonaro, 43% no cenário estimulado —ou seja, quando os entrevistados recebem uma lista com o nomes dos candidatos. Brancos e nulos foram 5%, enquanto os que não sabem ou não responderam, 5%. Os percentuais são idênticos aos do levantamento do início da semana.

No primeiro turno, Lula terminou com 48,43% (57.259.504 votos), e Bolsonaro, 43,2% (51.072.345 votos).

O Ipec entrevistou 4.272 eleitores pessoalmente em todo o país entre os dias 23 e 29 de outubro, ao custo de R$ 514.446,81. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), BR-05256/2022.

Votos válidos

  • Lula (PT): 54% (tinha 54% no início da semana)
  • Jair Bolsonaro (PL): 46% (tinha 46%)

Votos totais (estimulado)

  • Lula (PT): 50% (tinha 50%)
  • Jair Bolsonaro (PL): 43% (tinha 43%)
  • Branco/nulo: 5% (eram 5%)
  • Não sabe: 2% (eram 2%)

Sobre o instituto

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.