Topo

'Beba água': deputado proporcionalmente mais votado tinha 1 segundo na TV

Gabryella Garcia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/10/2022 04h00

O vereador de Manaus (AM) Amom Mandel (Cidadania), de apenas 21 anos, tornou- se o deputado federal proporcionalmente mais votado do Brasil nas eleições de 2022 tendo apenas um segundo de tempo nos programas eleitorais na rádio e televisão. Mandel recebeu 288.555 votos, o que representa 14,49% dos votos válidos para deputado federal no Amazonas.

Nikolas Ferreira (PL), que recebeu 1.492.047 votos em Minas Gerais e tornou-se o deputado mais votado do país em números absolutos, foi o segundo deputado federal mais votado do país proporcionalmente. Nikolas recebeu 13,32% do total de votos válidos em seu estado e aparece empatado com Bia Kicis (PL), que também recebeu o voto de 13,32% dos eleitores no Distrito Federal.

Com apenas um segundo de propaganda nos programas eleitorais, o candidato do Amazonas chamou a atenção dos eleitores com recados de conscientização. "Beba água" foi a principal frase que marcou sua campanha.

Ao UOL, Mandel afirmou que pretendia transformar o curto tempo em utilidade pública, mas também revelou que a mensagem era uma indireta para seus adversários políticos.

Ele diz que foi prejudicado pela Federação PSDB-Cidadania na distribuição do tempo, tendo que ficar com apenas um segundo para apresentar suas propostas nos programas eleitorais.

"Não tinha tempo de muita coisa e resolvemos transformar o horário em utilidade pública. Tinha a propaganda 'use camisinha' falando da questão de saúde que acabou não indo ao ar e a nossa primeira propaganda foi 'beba água'. Também orientamos a usar o cinto de segurança e a ideia foi juntar uma série de fatores de utilidade pública e saúde", diz Mandel.

Mas também queria passar uma mensagem para as pessoas e adversários que dentro e fora da Federação prejudicaram nossa candidatura. Bebam água, porque agora vão ter que me engolir.

Engajado desde os 12 anos

O jovem deputado iniciou sua carreira na política institucional aos 19 anos, quando foi eleito o sexto vereador mais votado de Manaus.

Seu engajamento com causas sociais, desenvolvimento sustentável e trabalho voluntário, entretanto, começou aos 12 anos e se intensificou em 2016, quando aos 15 anos, começou a desenvolver trabalhos como voluntário da ONU (Organização das Nações Unidas) voltados para a ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que é um pacto global que prevê o crescimento sustentável das nações até 2030.

eleições - Divulgação / Gabinete Amom Mandel - Divulgação / Gabinete Amom Mandel
Amom Mandel foi eleito deputado mesmo com apenas um segundo de tempo de rádio e TV
Imagem: Divulgação / Gabinete Amom Mandel

"Em 2020, quis entrar para a política, porque quando buscávamos apoio nenhum parlamentar dava atenção aos nossos projetos sociais. Já que ninguém deu atenção e ninguém representava nosso movimento, decidimos em conjunto por uma candidatura que levasse em conta propostas colaborativas das próprias comunidades", conta o deputado.

Mandel diz que ninguém entra em uma eleição para não vencer e não ser eleito, mas confessa também que se tornar o deputado mais votado do Brasil em números proporcionais foi algo surpreendente.

Ele atribui a votação expressiva à viralização, principalmente de seu vídeo pedindo para beber água, mas também ao trabalho de sua equipe e voluntários da campanha.

"A votação surpreendeu, nosso cálculo era de entrar pela sobra partidária."

"O trabalho na Câmara [de Manaus] também ajudou bastante, denunciei irregularidades no transporte coletivo, desvios em apartamentos populares para a filha do prefeito e também fizemos outras denúncias do aumento da cota parlamentar", explica.

Agora, depois de eleito, o deputado afirma que a democracia está em risco no Brasil devido à polarização política que foi estabelecida, e combatê-la será uma de suas prioridades.

Ele registrou 23 compromissos em cartório durante sua campanha que diz que serão cumpridos.

"Vamos lutar no combate à fome e pela erradicação da pobreza e desigualdade social. Pretendo entrar forte na área ambiental e já no primeiro dia da posse teremos uma ação surpreendente para chamar a atenção contra o desmatamento", diz.

Confira os 10 deputados federais mais votados do país proporcionalmente:

1. Amom Mandel (Cidadania-AM) - 14,49%

2. Nikolas Ferreira (PL-MG) - 13,32%

3. Bia Kicis (PL-DF) - 13,32%

4. Arthur Lira (PP-AL) - 13,26%

5. Yandra De André (União Brasil-SE) - 11,01%

6. Fred Linhares (Republicanos-DF) - 10,26%

7. Dr Fernando Máximo (União Brasil-RO) - 9,85%

8. Erika Kokay (PT-DF) - 9,06%

9. Natália Bonavides (PT-RN) - 8,42%

10. Toinho Andrade (Republicanos-TO) - 7,68%