Topo

"Fizeram blitz no centro para constranger a população", diz prefeito baiano

Colunista do UOL

30/10/2022 16h47

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) surpreendeu moradores de Jacobina (80 mil habitantes) com uma blitz na manhã deste domingo de votação num ponto da BR-324, que corta a cidade, na altura do centro. O município do interior baiano é um reduto do PT. No primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT) teve 71% dos votos contra 23% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Eu não estava acreditando quando recebi a informação num grupo de zap, nunca tinha visto blitz em dia de eleição aqui", contou ao UOL o prefeito Tiago Dias (PCdoB), por telefone.

A blitz da PRF começou por volta das 8h30. Quando o prefeito chegou ao local, uma hora mais tarde, ele discutiu com os policiais e criticou a operação. Um vídeo em que o prefeito criticava a blitz viralizou nas redes sociais. Segundo Dias, os policiais informaram que "estavam cumprindo ordens de Brasília".

"Fizeram essa blitz no centro da cidade para constranger a população. Eu disse a eles que podem colocar 50 viaturas naquele ponto amanhã, mas que não ia aceitar que os eleitores da minha cidade fossem prejudicados pela PRF", disse o prefeito.

Dias afirmou que acionou a superintendência da PRF na Bahia, que determinou o fim da ação. Por volta das 10h, os policiais deixaram o local, liberando oito carros e uma moto que haviam sido retidos.

Na tarde deste domingo, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, disse que o comando foi determinada a interrupção das operações policiais durante o horário da votação. Segundo ele, as blitze provocaram atrasos, mas "em nenhum caso impediram a votação".

O UOL tentou entrar em contato com a superintendência regional da PRF na Bahia, mas não teve retorno até o momento da publicação desta reportagem.