Vitória de Lula é confirmada na apuração brasileira mais rápida da história
Os resultados do segundo turno das Eleições 2022 foram divulgados no menor tempo já registrado no país. Pouco antes das 20h, a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República.
Isto foi possível graças à unificação do período de votação em todo o Brasil. Por decisão da Justiça Eleitoral, todas as seções eleitorais funcionaram das 8h às 17h pelo horário de Brasília. A regra valeu inclusive para aquelas localizadas em regiões com fuso diferente.
Com a mudança, foi possível iniciar a apuração dos votos e divulgação dos números da contagem de forma simultânea e mais cedo do que em pleitos. Até as últimas eleições, em razão do fuso horário, a apuração no Acre começava apenas após às 20h, o que retardava a confirmação dos resultados finais.
Resultados do 2º turno
No segundo turno das Eleições 2022, estavam em disputa os cargos de presidente da República e governadores dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
A última vitória confirmada foi a de Lula contra Bolsonaro. A eleição do petista foi confirmada matematicamente por volta das 19h57.
Além de ser a mais rápida, a eleição de Lula também entrará para a história como a mais apertada de todos os tempos. Com 98,86% das urnas apuradas, o petista tinha 50,83% dos votos válidos, contra 49,17% de Bolsonaro.
Até então, a menor margem fora registrada na disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), quando a ex-presidente venceu o tucano por 51,64% contra 48,36%.
Governadores eleitos
Nas Eleições 2022, o último resultado das disputas estaduais foi cravado matematicamente por volta das 19h30: Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia na disputa contra ACM Neto (União Brasil).
Veja abaixo quem foram os governadores eleitos em cada estado:
Alagoas: Paulo Dantas (MDB)
Amazonas: Wilson Lima (União Brasil)
Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PSDB)
Paraíba: João Azevedo (PSB)
Pernambuco: Raquel Lyra (PSDB)
Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil)
Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)
Santa Catarina: Jorginho Mello (PL)
São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos)
Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.