Topo

Quem é Jerônimo Rodrigues, governador eleito da Bahia

Jerônimo Rodrigues (PT) - Adriel Francisco / Divulgação
Jerônimo Rodrigues (PT) Imagem: Adriel Francisco / Divulgação

Diego Albuquerque

Colaboração para o UOL

30/10/2022 19h47Atualizada em 30/10/2022 19h47

Jerônimo Rodrigues é o novo governador da Bahia. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) derrotou ACM Neto (União) no segundo turno das Eleições 2022.

O novo governador da Bahia não era um dos nomes mais desejados pela militância petista para vir ao pleito em 2022. Apesar de já ter uma considerável carreira política, essa foi a primeira vez que ele disputou uma eleição.

Apesar disso, o nome dele tinha padrinhos fortes dentro do partido. As duas principais lideranças petistas na Bahia: o ex-governador de dois mandatos Jaques Wagner (2007-2014) e o atual ocupante do Palácio de Ondina, Rui Costa, eleito em 2014 e reeleito em 2018.

A missão de indicar um sucessor era de Costa e o escolhido para a disputa contra ACM Neto se provou capaz da vitória. Além deles, Luiz Inácio Lula da Silva também endossou a opção.

Mesmo sendo a primeira vez que se candidatou, Jerônimo quase venceu no primeiro turno. O petista obteve 49,33% dos votos válidos e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto ficou na segunda colocação, com 40,88% dos votos.

Vida pessoal e carreira política

Nascido em 3 de abril de 1965 no município de Aiquara, cidade de 5 mil habitantes do interior baiano localizada a cerca de 400 quilômetros da capital Salvador, Jerônimo Rodrigues Souza é filho do agricultor familiar Zeferino Rodrigues e da costureira Maria Cerqueira.

Se formou em engenharia agrônoma em 1991, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). E foi lá que conheceu Tatiana Velozo, com quem se casaria futuramente e teria seu único filho, João Gabriel. Após a faculdade, foi aprovado em um concurso público para a vaga de professor efetivo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Ao iniciar o mestrado em Ciências Agrárias, também pela UFBA, Jerônimo voltou a Aiquara e lá começou a se envolver na política baiana, quando foi secretário municipal de Agricultura, na gestão do prefeito Moacyr Viana, sua primeira experiência no Executivo.

Jerônimo também foi professor e, mais tarde, vice-diretor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Foi durante essa trajetória acadêmica que Jerônimo Rodrigues teve o primeiro contato com o movimento estudantil. Filiou-se ao PT nos anos 1990 e atuou junto a diversos movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Em 2006, Jerônimo participou ativamente da campanha que elegeu Jaques Wagner governador do estado. Em seguida, aceitou convite de Wagner para integrar a equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no primeiro mandato do governador, passou a compor a Secretaria de Planejamento do estado.

O trabalho credenciou Jerônimo a ocupar posições no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Indicado pelo então governador da Bahia, Rodrigues se tornou secretário-executivo adjunto no Ministério do Desenvolvimento Agrário no primeiro ano da gestão Dilma, em 2011.

Ele também exerceu as funções de secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero-Americana e secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Depois de passar um período trabalhando no Governo Federal, Jerônimo retornou à Bahia e ocupou cargos importantes durante o governo de Rui Costa.

Nas eleições de 2018, foi coordenador da campanha à reeleição do governador baiano, que venceu no primeiro turno com mais de 75% dos votos válidos (5 milhões de votos). Em 2019, Rodrigues foi indicado para assumir a Secretaria de Educação.