Quem são os pré-candidatos a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2024?

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza tem, até o momento, sete nomes como pré-candidatos para a eleição que irá acontecer em 6 de outubro.

As legendas terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Em caso de necessidade de segundo turno, a votação acontecerá em 27 de outubro (último domingo do mês).

Quem pode ser candidato (em ordem alfabética)

  • André Fernandes (PL)
  • Capitão Wagner (União Brasil)
  • Eduardo Girão (Novo)
  • Evandro Leitão (PT)
  • Haroldo Neto (UP)
  • José Sarto (PDT)
  • Técio Nunes (PSOL)

André Fernandes (PL)

Deputado federal André Fernandes (PL) deve disputar a eleição
Deputado federal André Fernandes (PL) deve disputar a eleição Imagem: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

André Fernandes, 26, nasceu em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. O político é graduado em ciência política, com pós-graduação em gestão pública, gestão financeira e direito constitucional. Sua projeção começou com a publicação de vídeos nas redes sociais.

André foi o deputado federal mais votado no Ceará em 2022, quando somou 229.509 votos. Quatro anos antes, se destacou como o deputado estadual mais votado, com 109.742 votos. O parlamentar tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

André Fernandes coleciona polêmicas na política. A lista conta com suspensão por 30 dias no mandato de deputado estadual (quebra de decoro parlamentar) e condenação por ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo.

Capitão Wagner (União)

Capitão Wagner vai tentar novamente o pleito municipal
Capitão Wagner vai tentar novamente o pleito municipal Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Continua após a publicidade

Wagner Sousa Gomes, 45, conhecido como Capitão Wagner, tentará pela terceira vez ser prefeito. Ele é capitão da Reserva da Polícia Militar do Estado do Ceará e, em 2011, começou sua jornada política ao liderar uma mobilização das forças de segurança do estado por seis dias.

Nas eleições de 2012, foi o vereador mais votado de Fortaleza. Dois anos depois, o deputado estadual mais votado do Ceará. Foi eleito em 2018 deputado federal sendo o mais votado do estado.

Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Fortaleza e com pós-graduação em ciências jurídicas, Wagner deixou o PROS, em 2022, para se filiar ao União Brasil.

Ele foi candidato ao governo do Ceará, mas foi derrotado nas urnas por Elmano de Freitas (PT). Ele é presidente estadual do União Brasil e integra a executiva nacional da sigla.

Eduardo Girão (Novo)

Eduardo Girão é outro pré-candidato na disputa
Eduardo Girão é outro pré-candidato na disputa Imagem: 20.jun.2023 - Waldemir Barreto/Agência Senado
Continua após a publicidade

Nascido em Fortaleza, Eduardo Girão, 51, começou sua trajetória profissional como empresário nos setores de segurança privada e hotelaria.

Em 2017, Girão assumiu a presidência do Fortaleza, no início da ascensão do clube que chegaria à final da Copa Sul-Americana em 2023. No ano de 2018, se candidatou pela primeira vez a um cargo público eletivo e foi eleito senador pelo Ceará, somando 1.325.786 votos.

Girão está alinhado com a direita conservadora e recentemente esteve envolvido no embate entre Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Na ocasião, o senador mostrou apoio ao dono da rede social X, antigo Twitter.

Evandro Leitão (PT)

Evandro Leitão é o candidato do PT
Evandro Leitão é o candidato do PT Imagem: Reprodução/Instagram

O PT escolheu o nome de Evandro Leitão, 57, na pré-candidatura ao pleito municipal. Leitão deixou o PDT no fim de 2023 e chegou ao partido para participar das eleições em outubro.

Continua após a publicidade

Evandro está no seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e foi presidente do Ceará, rival do Fortaleza, de 2008 a 2015.

Leitão ocupou o cargo de secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado na gestão do ex-governador Cid Gomes. Ele foi eleito pela primeira vez em 2014, com 70.228 votos.

Evandro é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito, pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Ele possui pós-graduação em gestão pública e marketing.

Haroldo Neto (UP)

Haroldo Neto vai disputar o pleito pela UP
Haroldo Neto vai disputar o pleito pela UP Imagem: João Weyne/UP

A Unidade Popular (UP) também definiu o seu nome para o pleito municipal: Haroldo Neto.

Continua após a publicidade

Historiador licenciado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e educador popular, Neto é militante do Movimento Luta de Classes (MLC).

A sigla informou que Haroldo esteve presente em movimentos políticos nos últimos anos: do "Fora Temer", jornadas de luta pela educação e mobilizações contra o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

José Sarto (PDT)

José Sarto busca a reeleição em Fortaleza
José Sarto busca a reeleição em Fortaleza Imagem: Reprodução/Instagram

Atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, 65, é médico formado pela Universidade Federal do Ceará. A carreira política começou em 1988, quando foi eleito vereador de Fortaleza. O primeiro mandato como deputado estadual aconteceu em 1994.

Após sete eleições seguidas no legislativo cearense, Sarto assumiu a prefeitura em 2021 após vencer o pleito com 668.652 votos (51,69% dos votos válidos) contra 624.892 (48,31%) de Capitão Wagner.

Continua após a publicidade

Agora, o político vai buscar a reeleição. Os principais apoios de Sarto estão na sua legenda: Ciro Gomes e o ex-prefeito Roberto Cláudio.

Técio Nunes (PSOL)

Técio Nunes foi o nome escolhido pelo PSOL
Técio Nunes foi o nome escolhido pelo PSOL Imagem: Reprodução/Instagram

Técio Nunes é produtor cultural e empreendedor social.

Atualmente, é presidente da Federação PSOL/Rede no Ceará e tem uma trajetória na militância política. Ele também assumiu a presidência do PSOL em Fortaleza.

O PSOL integra uma federação com a Rede até 2026. As legendas definiram os nomes de Técio Nunes e da vice-prefeita Cindy Carvalho (Rede) para a campanha.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.