Boulos reforça campanha com Lula e Marta na disputa por votos na periferia

O pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, vai reforçar a presença do presidente Lula (PT) e da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), pré-candidata a vice, na tentativa de melhorar o desempenho na periferia.

O que aconteceu

Pesquisas eleitorais mostram que, nas regiões mais pobres, a intenção de voto em Boulos está aquém do esperado pela campanha. Lula e Marta são vistos pelo entorno do deputado como ativo a ser convertido em votos na periferia — com a avaliação de que gestão da ex-prefeita deixou um legado lembrado até hoje e de que Lula dialoga bem com a população de baixa renda.

Lula estará com Boulos em duas agendas oficiais na capital paulista neste sábado (27). Elas serão em Itaquera, na Zona Leste, e no Jardim Ângela, na Zona Sul, ambos bairros periféricos. O presidente tem usado agendas na capital para divulgar a pré-candidatura do apadrinhado. Ambos foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por propaganda antecipada. Em discurso no 1º de Maio, o petista pediu votos para o deputado federal.

Lula também é esperado na convenção do PSOL que vai oficializar a candidatura de Boulos. O evento está previsto para o dia 20 de julho na capital paulista. Além de reforçar a presença de Lula na campanha, o deputado federal pretende concentrar as agendas na periferia.

Pesquisas eleitorais apontam que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), principal adversário do deputado, vai melhor na periferia. "Há um espaço para o crescimento de Boulos na periferia. Por isso, vamos trazer mais Marta e Lula para a campanha para que essa possibilidade de crescimento do Boulos nesse segmento possa acontecer", afirmou o deputado estadual Simão Pedro (PT), um dos coordenadores da campanha.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) mostra que Boulos tem o pior desempenho no estrato mais pobre e menos escolarizado. Ele aparece com 13% dos votos entre os que ganham até dois salários mínimos e 15% entre aqueles que concluíram apenas o Ensino Fundamental.

A entrada de José Luiz Datena (PSDB) na corrida embolou ainda mais a disputa por votos na periferia. Segundo o levantamento, o apresentador lidera as intenções de voto entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos.

A equipe de Boulos avalia que ainda há espaço para explorar o apoio de Lula. Segundo a Quaest, 50% dos entrevistados sabem que ele será o candidato do presidente. Metade do eleitorado, portanto, não tem conhecimento disso. A campanha vê um potencial de migração de votos para o deputado quando a aliança for mais divulgada.

Deixe seu comentário

Só para assinantes