Conteúdo publicado há 1 mês

'Santinhos' jogados no chão viram memes nas redes: 'Drift da democracia'

A distribuição dos chamados "santinhos" pelas ruas no dia da eleição é proibida, mas é uma marca do processo eleitoral. O transtorno para ir às zonas eleitorais neste domingo (6) em meio aos papéis no chão virou meme nas redes sociais.

O que aconteceu

"Hoje é dia dele, o 'drift' da democracia", brincou um usuário da rede Bluesky. O post é acompanhado de uma foto de um eleitor deslizando nos santinhos. Drift é uma técnica de direção que faz o carro derrapar em curvas.

Outro perfil alertou que também há propaganda colada no chão. "Passo mal que não basta encher a rua de santinhos, agora os caras colam adesivo no chão", escreveu.

Usuários brincaram com a proibição da Justiça Eleitoral em distribuir santinhos no dia do pleito. "Vou me ausentar, até segunda, pessoal! A Justiça Eleitoral proibiu a circulação de santinhos. Bom dia!", diz uma das publicações.

Santinhos viram meme nas redes sociais
Santinhos viram meme nas redes sociais Imagem: Reprodução/BlueSky

Porém, também há uma movimentação entre os usuários contra candidatos que incentivam a irregularidade. "Não votem em candidatos que emporcalham a sua cidade. Eles não se importam com você. Só desejam ter poder e dinheiro", escreveu um perfil.

Apesar do meme, o excesso de santinhos nas ruas também pode provocar acidentes. Uma mulher caiu na calçada próxima a um local de votação em Brotas, bairro de Salvador, após escorregar em um buraco coberto pelos santinhos.

Santinhos no chão viram memes nas redes sociais
Santinhos no chão viram memes nas redes sociais Imagem: Reprodução/BlueSky
Santinhos viram memes nas redes
Santinhos viram memes nas redes Imagem: Reprodução/BlueSky
Continua após a publicidade

O que pode e o que não pode na eleição

Bandeiras, broches, adesivos e camisetas são permitidos. O eleitor pode mostrar qual é seu partido, coligação e candidato de preferência por meio de suas vestimentas e adornos. No entanto, isso só pode ser feito de maneira silenciosa e individual.

"Cola" com o número dos candidatos é permitida na seção eleitoral. Um papel com os nomes, números e partidos de sua preferência são até recomendados por agilizar a votação.

Boca de urna é crime. São práticas como o uso de alto-falantes e amplificadores de som, propaganda de partidos ou candidatos e constrangimento de eleitores para que votem em determinada pessoa.

É proibido divulgar "santinhos". É considerada propaganda irregular a distribuição desses materiais —incluindo jogá-los em frente a colégios eleitorais. Quem fizer isso pode ter que pagar multa, e o candidato que apoiar a prática também será punido.

Uso de celular na urna. É proibido portar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer outro instrumento que comprometa o sigilo do voto.

Continua após a publicidade

Aglomerações de apoiadores. Até o término da votação, também estão proibidos encontros de pessoas que sejam apoiadoras de algum partido, coligação ou candidato e que estejam com roupa padronizada.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.