Topo

'Mamãe Falei' ignora pesquisas e diz que buscas no Google definem eleição

Arthur do Val (Patriota) vê possível virada mesmo sem tendências de pesquisas metodológicas - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Arthur do Val (Patriota) vê possível virada mesmo sem tendências de pesquisas metodológicas Imagem: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Matheus Lara

São Paulo

15/11/2020 13h45

Quinto colocado na pesquisa Ibope divulgada na véspera da eleição, com 7% das intenções, o candidato Arthur do Val - Mamãe Falei minimizou o porcentual depois de votar neste domingo. Ele é o candidato do Patriota à prefeitura de São Paulo.

Para ele, a tendência de buscas por seu nome no Google é o que indica uma possível virada. "O que vem ganhando eleição é pesquisa de Google", disse Arthur.

No sábado, dados do próprio Google divulgados mostram o candidato atrás de Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB) nas buscas.

"Quando a gente vê um pico, é uma evidência de que o candidato vai para o 2º turno. Isso aconteceu com [Wilson] Witzel no Rio, com [Romeu] Zema em Minas Gerais [governadores eleitos em 2018], e está acontecendo comigo agora. Por isso estamos otimistas", disse o candidato depois de votar no colégio Nossa Senhora de Lourdes na zona leste.

De acordo com o Google, o nome de Boulos representa 32% das buscas sobre candidatos entre sexta e sábado. Covas, 17%, e Arthur 15%. Márcio França (PSB) e Celso Russomanno (Republicanos), 10% cada e Joice Hasselmann (PSL), 6%.

A plataforma afirma que os dados não necessariamente significam intenção de voto.

Arthur chegou ao local de votação pouco antes das 11h acompanhado do deputado federal Kim Kataguiri (DEM) e de seu advogado e candidato a vereador também pelo Patriota, Rubinho Nunes. O candidato a prefeito vai acompanhar a apuração dos votos na sede do Movimento Brasil Livre (MBL).