Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula e Bolsonaro têm duelo com data e hora marcada: eleição municipal de SP

Colunista do UOL

08/05/2023 13h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já têm data marcada para o primeiro duelo após as eleições presidenciais de 2022, vencidas pelo petista.

Segundo pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa, divulgada pela colunista do UOL Thaís Oyama, dois candidatos "apadrinhados" por Lula e Bolsonaro lideram a corrida neste momento.

O cenário estimulado do levantamento coloca o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto, enquanto o também deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) aparece em segundo lugar, com 20,4%. Em terceiro está o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), com 13,6% das intenções de voto. A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) aparece com 7,7%, enquanto Vinicius Poit (Novo) tem 5%.

Foram ouvidos 1.208 eleitores, durante os dias 30 de abril a 4 de maio, e a pesquisa tem grau de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com Oyama, o que já demonstra um embate entre Lula e Bolsonaro é que os eleitores foram questionados sobre as intenções de voto mencionando os "padrinhos" dos candidatos.

No momento de perguntar para o eleitor, ela trouxe: 'você votaria no Guilherme Boulos, que é candidato do presidente Lula? Você voltaria no Ricardo Salles, que é candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro?' No caso do Ricardo Nunes eles colocaram como madrinha a Simone Tebet, talvez porque ela é do mesmo partido, o MDB, mas veja, foi uma pesquisa que não se ateve simplesmente aos prováveis candidatos à Prefeitura de São Paulo. Ela mencionou direta e explicitamente quem seriam os padrinhos dos candidatos.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: