Topo

Terremoto de 8,9 pontos deixa pelo menos 22 mortos no Japão

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

11/03/2011 06h08

O terremoto de 8,9 pontos que atingiu a costa leste do Japão nesta sexta-feira (11) deixou pelo menos 32 mortos na metade leste do país, segundo a Agência de Gerenciamento de Desastres e Incêndio. Autoridades locais informaram que pelo menos duas pessoas morreram na prefeitura de Miyagi, uma pessoa morreu dentro de um carro que foi arrastado pelas águas em Kuji, na prefeitura de Iwate, enquanto um idoso de 67 anos morreu após ser atingido na cabeça por uma pedra em Noda, prefeitura de Chiba.

 

Outras duas mulheres, com mais de 60 anos, morreram quando o teto de um prédio caiu em Takahagi, prefeitura de Ibaraki, e na cidade de Haga, prefeitura de Tochigi, um homem morreu após ser soterrado por uma parede que caiu em uma fábrica.

O terremoto provocou também diversos tsunamis que inundaram diversas cidades japonesas. De acordo com a agência de notícias Dow Jones, a altura dos tsunamis variava de um a 7,3 metros em vários lugares da costa japonesa. O maior tsunami registrado, porém, teve altura de 10 metros e foi registrado no porto de Sendai, onde vários barcos foram virados pelas fortes ondas.

A Agência de Meteorologia oficial japonesa pediu para que os moradores não tentem retornar para suas residências, pois as águas podem cobrir as casas. “Acreditamos que as regiões afetadas terão problemas com a subida do nível da água em breve”, disse o oficial. “Por favor, mantenham-se em alerta.” Segundo a emissora japonesa NHK, era possível ver a água subindo e invadindo casas, além de virar barcos e levar carros.

*Com agências internacionais