Topo

Resultado é revisto, e Santorum aparece à frente de Romney nas primárias republicanas de Iowa

Do UOL, em São Paulo

19/01/2012 13h27Atualizada em 19/01/2012 13h50

Os resultados do caucus (eleição primária) do Partido Republicano dos Estados Unidos no Estado de Iowa, realizado no dia 3 de janeiro, teve seu resultado revisto nesta quinta-feira (19). O ex-senador Rick Santorum aparece com 34 votos à frente do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney , segundo resultados oficiais divulgados pelo partido no Estado.

Santorum ficou com 29.839 votos, contra 29.805 votos obtidos por Romney --tido como favorito contra o democrata Barack Obama, mas que ainda enfrenta resistência dos republicanos.

Romney foi inicialmente declarado vencedor em Iowa, Estado que deu início à disputa pela indicação do partido Republicano à Presidência dos EUA.

Entenda o processo eleitoral americano

A campanha de Santorum correu para declarar nas redes sociais a vitória do republicano, mas o verdadeiro vencedor pode nunca ser conhecido: o Partido Republicano do Iowa informou que resultados de oito localidades do Estado do meio-oeste foram perdidos e dificilmente serão encontrados.

"Na história, ficará registrado que a vitória em Iowa em 2012 é de Rick Santorum", resumiu Hogan Gidley, da campanha de Santorum, em uma entrevista hoje.

Representantes do partido Republicano afirmaram ao jornal "The New York Times" que a decisão de não anunciar oficialmente um vencedor não foi feita para evitar um constrangimento a Romney, mas a única opção frente a impossibilidade de encontrar os demais votos.

Na prática, o resultado de Iowa não interfere muito na disputa para a presidência neste ano já que as prévias do Estado são consideradas apenas uma vitrine sobre o que pensam os eleitores --e não aloca delegados para o vencedor.

Desistência

O pré-candidato republicano Rick Perry, governador do Estado do Texas, deve anunciar na tarde desta quinta-feira sua desistência da disputa para a escolha do candidato do partido à Presidência dos EUA, disse a TV CNN.

Perry entrou na corrida presidencial em agosto e chegou a ser o favorito por um período, mas sua candidatura perdeu fôlego após uma série de gafes e declarações controversas durante a campanha.

A CNN disse que a informação partiu de duas fontes, não identificadas.

A campanha de Perry informou que ele dará uma entrevista à imprensa, no Estado da Carolina do Sul, onde no sábado se realiza a próxima prévia do partido.

Outras duas fontes informaram que Perry deve anunciar apoio à pré-candidatura do ex-presidente da Câmara dos Deputados Newt Gingrich.

(Com Reuters)