Vaticano espera anunciar novo papa até a Páscoa; cinco cardeais brasileiros votam em conclave
O Vaticano espera que o Conclave de cardeais, que ainda não foi convocado, eleja o sucessor de Bento 16 em março, antes da Páscoa, no próximo dia 31 de março, afirmou nesta segunda-feira (11) o porta-voz, Federico Lombardi, depois que o Sumo Pontífice anunciou sua renúncia por razões de saúde para o próximo dia 28 de fevereiro.
LEIA MAIS
Bento 16 encontrou Lula em SP
- Relembre a trajetória do papa
- Veja as repercussões do anúncio da renúncia de Bento 16
- Vaticano espera anunciar novo papa até a Páscoa
- Relembre a visita ao Brasil
- Leia a biografia do papa
- Análise: Bento 16 deu perfil conservador ao pontificado
- Direito Canônico prevê renúncia se for por livre vontade
- Africano é favorito; entenda a eleição do pontífice
"Temos de ter um novo Papa na Páscoa", afirmou Lombardi em uma coletiva de imprensa. Segundo o porta-voz, será realizado um conclave nos 15 ou 20 dias posteriores à renúncia.
Lombardi disse também que o papa é muito consciente do passo que deu e que não influíram temas como os escândalos de pedofilia na igreja. Ao contrário, disse o porta-voz, quando eles aumentaram, o pontífice afirmou que um pastor "nunca foge dos lobos e abandona o rebanho".
Segundo o porta-voz, Bento 16 anunciou hoje aos cardeais presentes no Vaticano sua renúncia entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 de Brasília). O papa leu o texto em um claro latim, "com precisão e clareza", muito centrado, sem interrupção e sabendo a importância do momento. Lombardi afirmou ainda que Bento 16 não está "triste ou deprimido", e descartou que assim que houver um novo papa, o atual pontífice interfira no novo Pontificado.
Conclave
Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar no conclave. Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.
O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.
- 5995
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/02/11/voce-concorda-com-a-renuncia-do-papa-bento-16.js
Os cardeais brasileiros que poderão votar são dom Cláudio Hummes, de 78 anos, ex-arcebispo de São Paulo e atual prefeito emérito da Congregação para o Clero, dom Geraldo Majella Agnelo, de 79, arcebispo emérito de Salvador, dom Odilo Scherer, de 63, arcebispo de São Paulo, dom Raymundo Damasceno Assis, de 76, arcebispo de Aparecida, e João Braz de Aviz, de 64, ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano.
Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, está fora do conclave por ter completado 80 anos em dezembro. Também já ultrapassaram a idade limite os cardeais dom Paulo Evaristo Arns, de 91 anos, ex-arcebispo de São Paulo, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 88, ex-arcebispo emérito de Belo Horizonte, e dom José Freire Falcão, de 87, ex-arcebispo de Brasília.
A lista de eleitores no conclave tem cardeais de cerca de sete dezenas de países diferentes. Os cardeais italianos são os de maior número. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.