Manifestações na Líbia comemoram dois anos de deposição de Gaddafi
Várias manifestações estão programadas a partir desta sexta-feira (15) na Líbia, para comemorar o segundo aniversário da deposição do ex-presidente Muammar Gaddafi, morto em outubro de 2011. O presidente foi deposto no dia 17 de fevereiro de 2011.
Autoridades líbias reforçaram os esquemas de segurança e fecharam as principais fronteiras, com a Tunísia e o Egito.
Também deverão ser suspensos os voos internacionais nos aeroportos da capital Trípoli e de Benghazi, segunda maior cidade da Líbia, ao leste do país. Na capital, patrulhas militares reforçarão a segurança nos pontos de controle.
Há dois anos, Gaddafi foi alvo de uma série de manifestações. Os confrontos armados acabaram em mortes, inclusive do ex-presidente e de alguns de seus parentes. Por 42 anos, a Líbia esteve sob o domínio de Gaddafi. Em outubro de 2011, ele foi capturado e morto, iniciando uma nova fase no país.
Com 6,5 milhões de habitantes, a Líbia se divide em três grandes regiões, controladas por clãs familiares que estabelecem núcleos próprios de poder, assim como culturas e reivindicações distintas. Para as autoridades líbias, um dos principais desafios é obter o consenso, unificando os desejos e as demandas desses clãs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.