Vaticano diz que é "boa" a hipótese de missa inaugural do novo papa acontecer na próxima semana
Após o final da terceira votação do conclave terminar sem um consenso, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombadi, disse "ser normal" o nome do novo papa não ter sido definido ainda.
"Apenas a eleição do papa Pio 12 foi definida até a terceira votação", justificou Lombardi, que não fez nenhuma previsão sobre o anúncio do sucessor de Bento 16.
Ainda assim, o porta-voz disse que, caso a eleição seja definida até o final desta semana, a "hipótese" de a missa de inauguração do novo pontificado ser realizada no dia 19 de março, Dia de São José, é "boa".
E, caso haja uma definição antes do domingo, o pontífice recém-eleito celebrará sua primeira benção dominical, chamada de Angelus, no dia 17 de março, segundo Lombardi.
No entanto, ele ressaltou que o processo de eleição de um papa não segue o "tempo midiático", mas o "de Deus". “Não estamos em um tempo midiático. Mas no tempo de Deus. É um momento histórico, com grande responsabilidade e respeitabilidade."
Enquanto o novo papa não é eleito, a Sede Vacante, que já dura 13 dias, continua. "Isso não quer dizer que a Santa Sé esteja parada", disse Lombardi. Segundo ele, conforme a legislação apostólica, cada um dos dicastérios [nomes dados aos departamentos do governo da Igreja Católica] está nas mãos dos secretários.
A fumaça preta, que indica a falta de consenso entre os cardeais eleitores, já foi lançada duas vezes. A primeira delas ontem (12), às 19h42 (15h42 em Brasília), no primeiro dia do conclave. Após as duas votações seguintes, realizadas no segundo dia do conclave, também houve o mesmo sinal.
À tarde, os cardeais voltam a se reunir para realizar outras duas votações. A fumaça (negra ou branca) deverá sair por volta das 19h (15h em Brasília). Se o nome do novo papa for escolhido, a fumaça que sairá da chaminé será a de cor branca, e os sinos da basílica de São Pedro tocarão para reforçar o anúncio do novo sumo pontífice.
O papa emérito Bento 16, que renunciou ao cargo no dia 28 de fevereiro, tem acompanhado o conclave "atentamente" pelos meios de comunicação, segundo Lombardi.
"Ontem à tarde, encontrei o prefeito da Casa Pontifícia e ele me disse que o papa emérito segue os eventos com muita atenção e com muita participação espiritual", relatou o porta-voz do Vaticano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.