Topo

Em carta a Merkel, Snowden diz querer cooperar com investigação alemã

O parlamentar alemão Hans-Christian Stroebele mostra carta que diz ter recebido de Edward Snowden - Michael Sohn/AP
O parlamentar alemão Hans-Christian Stroebele mostra carta que diz ter recebido de Edward Snowden Imagem: Michael Sohn/AP

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 11h13

O ex-agente da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) que vazou detalhes dos programas secretos de vigilância de Internet e telefone dos Estados Unidos, Edward Snowden, publicou uma carta aberta para a chanceler alemã, Angela Merkel, em que afirma que deseja cooperar com a Alemanha nas investigações sobre espionagem.

Documentos vazados por Snowden revelaram que o governo americano espionou funcionários do governo alemão e, até mesmo,  teria grampeado o telefone celular de Merkel.

Na carta, o americano afirma que encontra-se na Rússia como asilado político e que “quando as dificuldades impostas por esta situação humanitária forem resolvidas”, será possível cooperar nas investigações, principalmente provando a autenticidade dos documentos vazados.

“Espero poder falar com você em seu país quando a situação for resolvida. Obrigado por seus esforços em defesa das leis internacionais que protegem a todos nós”, escreveu.

Snowden entregou um cópia da carta ao parlamentar alemão Hans-Christian Stroebele que se reuniu com o americano na quinta-feira (31) em Moscou.

O parlamentar publicou uma foto no Twitter ao lado de Snowden e afirmou que o ex-funcionário da NSA "sabe de muita coisa".

"Ele deixou claro que sabe muito e que assim que a Agência de Segurança Nacional bloquear as investigações ... ele está essencialmente preparado para vir à Alemanha e dar seu testemunho, mas as condições devem ser discutidas", disse Stroebele.

Merkel enviou seus principais assessores de assuntos externos e de inteligência a Washington nesta semana para questionar autoridades dos EUA sobre alegações de que o telefone celular dela havia sido grampeado pela NSA, o que provocou indignação na Alemanha.

Snowden é considerado fugitivo pelos EUA, que o acusam, entre outras coisas, de espionagem. Ele ganhou asilo temporária na Rússia em agosto. (Com Reuters)