Topo

Pinguim e cuidador se tornam "par romântico" inusitado no Japão

A pinguim Sakura, 10, segue seu cuidador no centro de conservação de aves Matsue Vogel Park, no Japão - Reprodução/UOL
A pinguim Sakura, 10, segue seu cuidador no centro de conservação de aves Matsue Vogel Park, no Japão Imagem: Reprodução/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 11h45Atualizada em 13/02/2014 11h45

Às vésperas do Dia dos Namorados -- comemorado em alguns países em 14 de fevereiro --, um vídeo divulgado nas redes sociais por um centro de conservação de aves no Japão levou ao estrelato um "par romântico" inusitado: uma pinguim e seu cuidador.

A gravação mostra a pinguim fêmea Sakura, de 10 anos de idade, seguindo sem parar seu cuidador, Tsuyoshi Notsu, na área do Matsue Vogel Park, no Japão. 

Nostu começa a correr, e Sakura se apressa a segui-lo bem de perto, fazendo poses dos rituais de acasalamento e de reprodução próprios dos pinguins.

Mas o vídeo, que já teve quase 200 mil visualizações no YouTube, esconde uma história triste.

Segundo relatos publicados pelo jornal "Mainichi Daily News", o companheiro de Sakura, Musachi, morreu em outubro passado. Ela passou meses procurando por ele, até que em dezembro ela desistiu.

Foi aí que ela se interessou por Nostu e o segue desde então. 

Em entrevista ao jornal, Natsu conta que, embora fique feliz com Sakura por perto, o "relacionamento" está atrapalhando seu trabalho. Muito ciumenta, Sakura não deixa que ele se aproxime de outros pinguins e o morde se ele tenta alimentar outros animais.

"Preferiria que os pinguins se relacionassem uns com os outros", disse Natsu.