Tales: Maior erro de Trump no debate foi falar para a bolha dele
Donald Trump cometeu um grande erro ao falar para sua própria bolha durante o debate com Kamala Harris, analisou o colunista Tales Faria no UOL News desta quarta (11).
No primeiro debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, realizado ontem pela rede ABC News, Trump voltou a atacar os imigrantes, esquivou-se sobre a pauta do aborto e disse que Kamala "não tem plano". Já a democrata disse que seu oponente "foi demitido" pelos eleitores e ganhou o apoio da cantora Taylor Swift.
Esse foi o principal erro do Trump: ele falou para a bolha dele. Os argumentos de que [imigrantes] "comem cachorrinho" e "vão matar criancinha" falam para o ultradireitista que engole qualquer bobagem.
Trump não falou para atrair os 11% de indecisos. Kamala, não: ela falou para tentar abrir o leque e tentar trazer o indeciso. Vale lembrar que Joe Biden venceu nos 'Estados pêndulo' graças ao aumento na participação de eleitores.
É isso o que Kamala está buscando, a Taylor Swift traz e Trump não soube trabalhar nesse debate. Pode residir aí a grande derrota dele: a postura de falar só para a bolha, e não para um ambiente mais amplo. Tales Faria, colunista do UOL
Na visão de Tales, Kamala ganhou o debate por ter sido mais incisiva do que Biden.
Kamala conseguiu inverter a lógica do debate. Trump estava acostumado com Biden, que se perdia quando era atacado. Agora, desde o início, a Kamala atacou. Ela já estava na ofensiva logo quando entrou e cumprimentou Trump, que até ficou sem saber o que fazer e acabou estendendo a mão.
Depois, veio aquela tela cortada. Aqui, ela beneficiou Pablo Marçal; lá, beneficiou Kamala. Trump tem o mau hábito de piscar demoradamente os olhos, especialmente quando está em negação. A imagem que passa é a do sujeito fugindo da realidade. Isso foi evidente. Tales Faria, colunista do UOL
Trump criticou a atuação dos moderadores do debate, que desmentiram declarações dadas pelo republicano ao longo do programa. Para Tales, a atitude do candidato é um reconhecimento de que ele foi derrotado.
Quando Trump reclama da ABC, na verdade ele está admitindo publicamente que perdeu o debate.
Houve requintes de crueldade da Kamala. Foi quase genial quando ela disse que o Trump foi demitido por 80 milhões de pessoas. Ele ficou irritadíssimo e, a cada vez em que era apresentado à realidade, fechava os olhos.
No próximo debate, se houver, Trump não vai mais aceitar tela cortada. Ele caiu em uma armadilha dela, que permitiu essas caras e bocas aí. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receber
Deixe seu comentário