Topo

Darth Vader quer concorrer à Presidência da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

30/03/2014 16h40

Um vídeo divulgado neste sábado (29) pela agência russa de notícias RT mostra um homem fantasiado de Darth Vader, o personagem-vilão da série Guerra nas Estrelas, anunciando sua candidatura à Presidência da Ucrânia.

Em um auditório lotado, Vader é aplaudido ao subir ao palco, ao som de uma das conhecidas trilhas sonoras da série de filmes, como mostra o vídeo de cerca de 1 minuto de duração. 

“Estou preparado para assumir a responsabilidade pelo destino deste país, se os cidadãos me derem essa honra. Eu sozinho posso fazer de uma república um império, para restaurar sua antiga glória, para devolver a este país territórios perdidos e orgulho”, disse Lord Vader em seu pronunciamento.

De acordo com a RT, o suposto candidato tem um grupo político que o apoia, o Partido Ucraniano da Internet (UIP), registrado em 2010, e foi o vencedor das primárias para representar a sigla na corrida presidencial. 

O Vader ucraniano já participou de várias ações políticas no país, sendo a mais recente em novembro de 2013, quando se declarou prefeito de Odessa (470 km de Kiev), por ordem do Imperador Palpatine (outro vilão da saga).

Em 2012, uma façanha: Vader conseguiu 3% dos votos nas eleições parlamentares federais, mesmo não estando seu nome oficialmente registrado nas cédulas. Como seus eleitores tiveram de escrever a opção à mão, os votos foram anulados, conforme manda a lei eleitoral do país.

As eleições presidenciais na Ucrânia estão marcadas para o próximo dia 25 de maio, após a sequência de conflitos na capital Kiev, que levou à deposição do presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro. No sul do país, a península da Crimeia foi recentemente tomada pela Rússia e passou a fazer parte de seu território, depois da realização de um referendo com alta aprovação dos crimeanos –decisão não reconhecida por países do Ocidente.

Interessados em disputar a presidência devem se registrar até o dia 4 de abril, e as candidaturas podem ou não ser indicadas por partidos políticos. Cada candidato deve pagar algo como 165 mil euros à Comissão Eleitoral pelo registro. No caso de Darth Vader, o montante será desembolsado pelo UIP.

Além de remodelar a república da Ucrânia em um império, seu programa de governo inclui uma transição para o acesso à mídia digital e a oferta de cursos de informática gratuitos a todos os cidadãos.

Que a força esteja com você...