Topo

Gorila bebê morre esmagada por porta automática em zoo nos EUA

Marianne V. Hale/AP
Imagem: Marianne V. Hale/AP

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 14h22

Uma gorila bebê de apenas um ano morreu esmagada por uma porta hidráulica no zoológico de San Francisco, na Califórnia (EUA), na sexta-feira (7). A equipe do zoo se referiu à morte como um "trágico acidente".

A porta-voz do zoológico, Abigail Tuller, informou que os funcionários estavam transferindo os animais para seus abrigos noturnos, quando, de repente, a gorila Kabibe se lançou embaixo de uma porta hidráulica que estava fechando.

Oficiais disseram que o zoológico está investigando o que pode ter acontecido, e se vai ser preciso adotar mudanças nas políticas, treinamentos e rotinas dos funcionários.

Kabibe, cujo nome significa "mocinha" em suaíli, nasceu em 17 de julho de 2013. Aos 6 meses de idade ela foi integrada à família, e logo criou um laço afetivo muito forte com a matriarca do clã e sua avó, a gorila Bawang, de 34 anos.

Os funcionários descreviam Kabibe como um membro "muito querido" do zoológico, que trazia "muitas alegrias" para a família de gorilas.

"Algumas mortes de animais são mais difíceis de processar que outras, e esta nos trouxe o sofrimento mais profundo que se pode imaginar", disse a diretora do zoo, Tanya Peterson, em nota.