Polícia usou "robô-bomba" para matar atirador de Dallas
O "robô assassino" usado pela polícia de Dallas para neutralizar o atirador que abriu fogo na noite de quinta-feira (7), Micah Xavier Johnson, nunca tinha sido utilizado para este fim pelas forças policiais nos Estados Unidos, segundo fontes da imprensa americana.
A informação foi divulgada pelo especialista em robótica da New America Foundation, Peter Singer, autor do livro "Wired for War" ("Plugado para Guerra", em livre tradução do inglês).
O chefe da polícia de Dallas, David Brown, explicou a repórteres que, após horas de negociações infrutíferas, e a fim de evitar qualquer perigo maior para os agentes, seu departamento decidiu usar o robô armado com uma bomba. "Nós não vimos outra opção", acrescentou.
Recheado de explosivos, o robô teria sido usado apenas uma vez antes por tropas dos EUA no Iraque. Equipado com uma câmera, o uso do robô permite averiguar locais perigosos sem colocar em perigo as forças de segurança norte-americanas e, em caso de necessidade, pode ser detonado por um sinal remoto.
Até o momento, a polícia norte-americana havia usado o artifício apenas para negociar com sequestradores ou pessoas ameaçando suicídio.
O uso do "robô assassino" é muito criticado por ativistas.
Johnson, de 25 anos, foi morto na cena do crime. Segundo o chefe da polícia de Dallas, David Brown, Johnson dizia estar cansado da violência policial contra negros e que queria matar agentes brancos. (Ansa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.