Topo

Tiroteio deixa ao menos cinco mortos no aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida

6.jan.2016 - Mulher ferida é levada para ambulância em Fort Lauderdale, na Flórida, após tiroteio no aeroporto - Taimy Alvarez/South Florida Sun-Sentinel/AP - Taimy Alvarez/South Florida Sun-Sentinel/AP
Mulher ferida é levada para ambulância em Fort Lauderdale, na Flórida, após tiroteio no aeroporto
Imagem: Taimy Alvarez/South Florida Sun-Sentinel/AP

Do UOL, em São Paulo

06/01/2017 16h28Atualizada em 06/01/2017 20h32

Um tiroteio no aeroporto internacional de Fort Lauderdale, na Flórida, deixou ao menos cinco mortos e oito pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (6). O atirador foi preso.

O suspeito de ser autor dos disparos detido foi identificado como Esteban Santiago, 26, segundo o senador Bill Nelson, da Flórida. Ele estaria levando um documento de identificação militar, mas o senador afirma que a autenticidade do documento não é confirmada. A polícia se recusou a confirmar a identidade do suspeito e disse que ainda é "cedo demais" para falar que o ataque foi um ato de terrorismo.

Em entrevista coletiva, a polícia negou a existência de um segundo atirador em ação no aeroporto. 

Segundo testemunhas, o atirador só parou de disparar quando a munição acabou e ele precisou parar para recarregar a arma. Ele teria atirado nas 13 vítimas em silêncio. De acordo com o xerife do condado, Scott Israel, ele foi preso sem oferecer resistência e está sendo interrogado pelo FBI.

Autoridades disseram que o atirador era passageiro de um voo canadense e levava a arma em sua bagagem. Ele teria embarcado no Alasca e sua arma estaria declarada na bagagem despachada. "Depois que ele pegou a bagagem, foi ao banheiro, carregou a arma e começou a atirar. Não sabemos o motivo", declarou o investigador Chip LaMarca.

A Air Canada afirmou que o atirador não estava em seus voos. O coronel Candis Olmstead, diretor de relações públicas da Guarda Nacional do Alasca, confirmou à CNN que Santiago era parte do efetivo militar no Estado.

6.jan.2016 - Passageiros esperam na pista do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, após tiroteio - Lynne Sladky/AP - Lynne Sladky/AP
Passageiros esperam na pista do aeroporto de Fort Lauderdale, após tiroteio
Imagem: Lynne Sladky/AP

Imagens aéreas de emissoras de televisão mostraram que dezenas de pessoas foram retiradas de dentro do aeroporto para a pista, acompanhada de policiais. Cerca de uma hora após o incidente, os canais de TV americanos mostraram imagens de pessoas correndo novamente para a pista do aeroporto em pânico.

Segundo o relato de autoridades, o tiroteio aconteceu por volta das 13h (hora local) entre os terminais 1 e 2 em uma área destinada à retirada de bagagens.

De acordo com a prefeita do condado de Broward, Barbara Sharief, apenas um atirador participou do ataque.

O aeroporto foi fechado para pouso, e somente as decolagens cujos embarques estavam concluídos foram realizadas. A polícia também isolou as vias que dão acesso ao aeroporto. Segundo a CNN, todas as pessoas que estavam no Terminal 2 passarão pela segurança novamente.

6.jan.2016 - Passageiros retirados de terminal e levados para a pista após tiroteio no aeroporto de Fort Lauderdale - Zachary Fagenson/Reuters - Zachary Fagenson/Reuters
Passageiros são retirados de terminal e levados para a pista após tiroteio no aeroporto de Fort Lauderdale
Imagem: Zachary Fagenson/Reuters

Com 165 mil habitantes, Fort Lauderdale fica na região metropolitana de Miami, e seu aeroporto é utilizado por cerca de 27 milhões de passageiros por ano.
 
O secretário de imprensa do ex-presidente George Bush, Ari Fleischer, que estava no aeroporto, postou no Twitter sobre o caos vivido no local: 

"Tiros foram disparados. Todo mundo corre". Posteriormente, Fleischer explicou que a situação se "acalmou", mas que as autoridades não deixaram ninguém sair do aeroporto na área onde ele se encontrava. 

Por meio do Twitter, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse que está monitorando a situação e que está em contato com o governador da Flórida, Rick Scott.

Voos brasileiros

A Azul, que opera voos entre São Paulo e Fort Lauderdale, informou por meio de sua assessoria de imprensa que o voo 9320, que saiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta manhã, teve o pouso alternado para o aeroporto de Orlando.

O voo 8705, que partiria de Fort Lauderdale para Campinas (SP), está previsto para decolar às 10h (horário local) deste sábado.  O voo 8704, que sairia do aeroporto de Viracopos às 23h50 desta sexta, tem previsão de decolagem às 4h de sábado.