Trump mostra carta que recebeu de Obama e diz que não revelará conteúdo à imprensa

Do UOL, em São Paulo

  • Mandel Ngan/AFP

    "É uma linda carta", disse Trump sobre mensagem que Obama deixou para ele na Casa Branca

    "É uma linda carta", disse Trump sobre mensagem que Obama deixou para ele na Casa Branca

Em seu terceiro dia de trabalho como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump discursou na Casa Branca neste domingo (22) depois que sua equipe recém-empossada fez o juramento diante do republicado e de seu vice, Mike Pence.

Trump começou o discurso fazendo uma brincadeira, ao mostrar a carta que recebeu do ex-presidente Barack Obama --uma tradição dos presidentes norte-americanos, que deixam para seu sucessor, no Salão Oval da Casa Branca, uma mensagem pessoal escrita à mão com conselhos de boa sorte.

"Essa foi a carta que recebemos de Obama, uma linda carta. Foi muito gentil da parte dele. Vamos cuidar dela, mas não revelaremos à imprensa o que há na carta", disse Trump, entre risos de seus subordinados.

Trump se dirigiu a eles como uma "equipe maravilhosa" e disse que, juntos, farão "coisas incríveis nos próximos oito anos", indicando que buscará a reeleição em 2020. "Todos vocês têm que estar orgulhosos. Esse trabalho não é sobre partido, ideologia, e sim sobre o país, sobre servir os norte-americanos. Estamos aqui para o bem nacional."

Trump também afirmou que se encontrará em breve com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, com quem pretende discutir a questão da imigração e o polêmico muro que planeja construir na fronteira do país com os EUA. Na fala, Trump elogiou o líder mexicano e não chegou a citar explicitamente o muro. "Vamos começar a negociação sobre imigração e controle da fronteira. O presidente do México tem sido fantástico, certamente teremos um bom resultado para todos os envolvidos."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos