Topo

Presidente do México cancela visita aos EUA após anúncio de muro

AFP PHOTO / PRESIDENCIA DE MEXICO /HO
Imagem: AFP PHOTO / PRESIDENCIA DE MEXICO /HO

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 15h05

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira (26) o cancelamento de visita que faria aos EUA, um dia após a Casa Branca anunciar a construção de um muro entre os dois países e dizer que o México iria pagar por ele.

"Esta manhã informamos à Casa Branca que não participarei da reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS (presidente dos EUA)", escreveu Peña Nieto em sua conta oficial no Twitter, em reação à mensagem de Trump.

Trump afirmou, em reunião do Partido Republicano na Pensilvânia, que os dois líderes haviam "concordado em cancelar" a reunião.

Manter o encontro seria "infrutífero", disse Trump, se o México "não trata os EUA com respeito". "O povo americano não vai pagar pelo muro", acrescentou.

Horas antes, Trump havia dito no Twitter que Peña Nieto deveria cancelar uma visita a Washington se não estiver disposto a pagar por um muro na fronteira entre os dois países.

"Se o México não quer pagar pelo tão necessário muro, então seria melhor cancelar o próximo encontro", escreveu Trump na sua conta pessoal no Twitter.

O encontro estava marcado para a próxima terça-feira na Casa Branca.

"Os EUA tem um deficit de 60 bilhões de dólares com o México. É um acordo de mão única desde o início do Nafta, com ampla perda de empregos e indústrias", afirmou Trump.

Ontem, numa breve mensagem televisiva, Peña Nieto havia reagido à decisão dos Estados Unidos de construir um muro na fronteira e à intenção de Trump de forçar o país vizinho a pagar a conta.

"Lamento e condeno a decisão dos Estados Unidos de continuar com a construção de um muro que por anos nos dividiu em vez de nos unir", disse Peña Nieto. "O México não acredita em muros. Repito o que disse outras vezes: o México não pagará por nenhum muro."  (Com agências internacionais)