Topo

Ataque americano matou 105 no Iraque em março, diz investigação; EUA culpam EI

Equipes de resgate buscam por vítimas em escombros de casa destruída em ataque aéreo americano do dia 17 de março em Mossul, no Iraque - Felipe Dana/AP
Equipes de resgate buscam por vítimas em escombros de casa destruída em ataque aéreo americano do dia 17 de março em Mossul, no Iraque Imagem: Felipe Dana/AP

Do UOL, em São Paulo

25/05/2017 13h48

Pelo menos 105 civis foram mortos em março, em um ataque dos Estados Unidos em Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e último grande reduto do Estado Islâmico (EI) naquele país, informou o Pentágono nesta quinta-feira (25).

O relatório da investigação das Forças Armadas americanas sobre o bombardeio de 17 de março atribui, no entanto, a maior parte da culpa aos extremistas do EI, alegando que estes últimos guardaram uma grande quantidade de explosivos no edifício alvo do ataque americano.

No total, 101 civis foram mortos no prédio e quatro outros nas proximidades.

O ataque aéreo ao prédio em Mossul provocou a explosão das bombas do EI, segundo o general Matt Isler, da Força Área americana.

"A explosão secundária provocou o desabamento da estrutura, que matou dois atiradores do EI, 101 civis que estavam nos andares inferiores da estrutura e quatro que estavam nas proximidades vizinhas", explicou Isler.

"Além disso, 36 civis que estavam no prédio seguem desaparecidos", acrescentou. (Com agências internacionais)