O "choque" de Theresa May estampado nas páginas dos jornais britânicos

Do UOL, em São Paulo

As primeiras páginas dos principais jornais e tabloides britânicos não esconderam a surpresa com os resultados projetados pelas pesquisas de boca de urna das eleições antecipadas ocorridas na quinta-feira (8), no Reino Unido.

"Choque" foi a expressão mais utilizada por eles, enquanto tentavam explicar como a premiê perdia uma alta aposta que havia jogado: realizar novas eleições para fortalecer sua posição no Parlamento e assim ter mais margem de manobra para negociar, pelos próximos dois anos, a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Quando as edições eram preparadas para seguir para a impressão, a boca de urna indicava -- e os primeiros resultados consolidados até o fim da noite de quinta também -- que seu partido Conservador perderia 17 assentos na Câmara Baixa do Parlamento e não conseguiria alcançar a maioria absoluta de 326 vagas. 

Já seu principal rival, o Partido Trabalhista, aumentaria sua bancada em 34 vagas, chegando a 266 no total. 

A pesquisa indicava que nenhum partido iria obter a maioria absoluta, em um fenômeno descrito no país como "hung Parliament". O que se confirmou no começo da manhã desta sexta-feira (9) - até as 10h no horário local, 6h em Brasília, os conservadores contavam com 317 cadeiras.

Veja a seguir as capas das primeiras edições dos jornais britânicos desta sexta-feira.

Reprodução
"Choque para May enquando boca de urna aponta 'hung Parliament'"

Reprodução
GUARDIAN: "Choque na boca de urna para May"

Reprodução
THE TIMES: "A grande jogada de May fracassa"

Reprodução
"Pendurada por um fio - Grã Bretanha se encaminha para 'hung Parliament' após boca de urna chocante e o emprego de May corre risco"

Reprodução
"Jogada de May com eleição deve sair pela culatra, segundo boca de urna"

Reprodução
"Grã Bretanha no fio da navalha: boca de urna chocante prevê ganhos trabalhistas e conservadores não alcançando maioria absoluta"

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos