Topo

Madri pede para passageiros sentados nos ônibus "não abrirem as pernas"

Sinalização usada nos ônibus de Madri, na Espanha - Twitter/ Ayuntamiento Madrid
Sinalização usada nos ônibus de Madri, na Espanha Imagem: Twitter/ Ayuntamiento Madrid

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 12h03

Você gosta de se esparramar no banco do ônibus e ficar com as pernas confortavelmente abertas? Cuidado, em Madri, isso não é recomendado pelo próprio governo local.

As autoridades de Madri começaram nesta segunda-feira (12) a espalhar sinalizações banindo a prática de "manspreading" (algo como "homem se espalhando", em uma tradução livre) -- abrir tanto as pernas que você invade o espaço do banco do outro passageiro -- nos ônibus da cidade. A recomendação faz parte de uma nova lista de dicas de etiqueta divulgada pelo governo da capital espanhola.

A companhia municipal de transportes EMT disse que o sinal é para desencorajar "posturas físicas que incomodem as pessoas". O sinal é uma ilustração de um homem com as penas abertas com um "X" vermelho pintado sobre a imagem. O texto que acompanha a imagem pede para os passageiros respeitarem o espaço dos outros.

Não há sanções ou multas previstas para quem for flagrado cometendo a prática.

A companhia de ônibus incluiu a recomendação após uma campanha na internet promovida pelo grupo de mulheres "Mujeres en Lucha ("Mulheres em Luta"). Durante a campanha, as mulheres disseram que a prática era "muito comum".

"Não é difícil ver mulheres com suas pernas fechadas e bastante desconfortáveis porque um homem a seu lado está invadindo o seu espaço com as pernas", disseram.

A EMT disse que a iniciativa, que também inclui pedir aos passageiros que não comam ou bebam nos ônibus, manter as mochilas no chão e não colocar os pés nos bancos, foi bem recebida. (Com a Associated Press)

sinalização onibus madri - Twitter/ Ayuntamiento Madrid - Twitter/ Ayuntamiento Madrid
Sinalização distribuída nos ônibus de Madri
Imagem: Twitter/ Ayuntamiento Madrid