Madri pede para passageiros sentados nos ônibus "não abrirem as pernas"

Do UOL, em São Paulo

  • Twitter/ Ayuntamiento Madrid

    Sinalização usada nos ônibus de Madri, na Espanha

    Sinalização usada nos ônibus de Madri, na Espanha

Você gosta de se esparramar no banco do ônibus e ficar com as pernas confortavelmente abertas? Cuidado, em Madri, isso não é recomendado pelo próprio governo local.

As autoridades de Madri começaram nesta segunda-feira (12) a espalhar sinalizações banindo a prática de "manspreading" (algo como "homem se espalhando", em uma tradução livre) -- abrir tanto as pernas que você invade o espaço do banco do outro passageiro -- nos ônibus da cidade. A recomendação faz parte de uma nova lista de dicas de etiqueta divulgada pelo governo da capital espanhola.

A companhia municipal de transportes EMT disse que o sinal é para desencorajar "posturas físicas que incomodem as pessoas". O sinal é uma ilustração de um homem com as penas abertas com um "X" vermelho pintado sobre a imagem. O texto que acompanha a imagem pede para os passageiros respeitarem o espaço dos outros.

  • 50862
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2017/06/12/voce-acha-que-esta-campanha-deveria-ser-adotada-nos-onibus-de-sua-cidade.js

Não há sanções ou multas previstas para quem for flagrado cometendo a prática.

A companhia de ônibus incluiu a recomendação após uma campanha na internet promovida pelo grupo de mulheres "Mujeres en Lucha ("Mulheres em Luta"). Durante a campanha, as mulheres disseram que a prática era "muito comum".

"Não é difícil ver mulheres com suas pernas fechadas e bastante desconfortáveis porque um homem a seu lado está invadindo o seu espaço com as pernas", disseram.

A EMT disse que a iniciativa, que também inclui pedir aos passageiros que não comam ou bebam nos ônibus, manter as mochilas no chão e não colocar os pés nos bancos, foi bem recebida. (Com a Associated Press)

Twitter/ Ayuntamiento Madrid
Sinalização distribuída nos ônibus de Madri

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos