Madri pede para passageiros sentados nos ônibus "não abrirem as pernas"
Você gosta de se esparramar no banco do ônibus e ficar com as pernas confortavelmente abertas? Cuidado, em Madri, isso não é recomendado pelo próprio governo local.
As autoridades de Madri começaram nesta segunda-feira (12) a espalhar sinalizações banindo a prática de "manspreading" (algo como "homem se espalhando", em uma tradução livre) -- abrir tanto as pernas que você invade o espaço do banco do outro passageiro -- nos ônibus da cidade. A recomendação faz parte de uma nova lista de dicas de etiqueta divulgada pelo governo da capital espanhola.
A companhia municipal de transportes EMT disse que o sinal é para desencorajar "posturas físicas que incomodem as pessoas". O sinal é uma ilustração de um homem com as penas abertas com um "X" vermelho pintado sobre a imagem. O texto que acompanha a imagem pede para os passageiros respeitarem o espaço dos outros.
Você acha que esta campanha deveria ser adotada nos ônibus de sua cidade?
Resultado parcial
Total de 665 votosNão há sanções ou multas previstas para quem for flagrado cometendo a prática.
A companhia de ônibus incluiu a recomendação após uma campanha na internet promovida pelo grupo de mulheres "Mujeres en Lucha ("Mulheres em Luta"). Durante a campanha, as mulheres disseram que a prática era "muito comum".
"Não é difícil ver mulheres com suas pernas fechadas e bastante desconfortáveis porque um homem a seu lado está invadindo o seu espaço com as pernas", disseram.
A EMT disse que a iniciativa, que também inclui pedir aos passageiros que não comam ou bebam nos ônibus, manter as mochilas no chão e não colocar os pés nos bancos, foi bem recebida. (Com a Associated Press)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.