Topo

Coreia do Norte teria capacidade de colocar bomba nuclear em seus mísseis, diz jornal

Foto: STR / KCNA VIS KNS / AFP
Imagem: Foto: STR / KCNA VIS KNS / AFP

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 15h32

A Coreia do Norte conseguiu miniaturizar uma bomba nuclear para colocá-la em um de seus mísseis intercontinentais, e acordo com as conclusões de especialistas de inteligência dos Estados Unidos reveladas nesta terça-feira pelo jornal "The Washington Post".

Se for confirmado, isto marcaria um importante passo no programa bélico da Coreia do Norte, que se converteria assim em uma potência nuclear, segundo o jornal, que se inteirou de que a Agência de Inteligência e Defesa (DIA) completou o relatório no mês passado.

O regime de Pyongyang testou vários dispositivos atômicos e lançou com sucesso dois mísseis balísticos intercontinentais, capazes de alcançar os Estados Unidos, mas ainda estava em dúvida de sua capacidade de colocar uma bomba atômica em seus lançadores.

A comunidade internacional estava em grande parte convicta de que, apesar de terem passado dez anos desde o primeiro teste nuclear de Pyongyang, em outubro de 2006, a Coreia do Norte ainda precisava de alguns anos para poder dominar a miniaturização de armas nucleares.

No entanto, "a comunidade de inteligência acredita que a Coreia do norte produziu armas nucleares que podem ser inseridas nos mísseis balísticos intercontinentais", segundo um trecho do relatório citado pelo jornal.

Segundo o "Washington Post", o ministério da Defesa do Japão chegou às mesmas conclusões. Outro relatório oficial americano aponta que Pyongyang tem cerca de 60 bombas nucleares, de acordo com o jornal, que enfatiza que vários especialistas consideram que este é um número muito elevado. (Com AFP)