Furacão Irma força fechamento dos parques de diversão de Orlando
O furacão Irma, que deve passar pelo Estado americano da Flórida na madrugada deste domingo (10), forçou os parques de diversão da cidade de Orlando a anunciarem que vão fechar.
A cidade é destino de muitos brasileiros que querem aproveitar os parques temáticos da Disney, Universal Studios e SeaWorld.
Os quatro parques da Disney --Magic Kingdom, Hollywood Studios, Epcot e Animal Kingdom-- vão fechar no sábado (9) à noite, entre 19h e 21h locais e só devem voltar a abrir na segunda-feira (11). Os parques aquáticos Typhoon Lagoon e Blizzard Beach só reabrirão na terça-feira (12).
Os parques da Universal fecharão às 19h do sábado e só voltarão a abrir na terça.
SeaWorld e Busch Gardens, ambos do mesmo grupo, fecharão no sábado às 17h e reabrirão na terça.
Os parques aquáticos Aquatica Orlando e Adventure Island também estarão fechados até segunda-feira.
Todas as empresas informaram ao site Orlando Sentinel que permitirão o cancelamento ou reagendamento das datas de visita aos parques sem custos e com devolução do valor pago.
Evacuação em massa
Irma deve subir em direção à costa sudeste dos Estados Unidos após devastar várias ilhas do Caribe e passar por Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Cuba. Quase um milhão de pessoas receberam ordens de deixar as áreas costeiras de Flórida e Geórgia, na maior evacuação maciça nos Estados Unidos em 12 anos.
O governador da Flórida, Rick Scott, ordenou o fechamento até segunda-feira de todos os estabelecimentos escolares, que poderão ser transformados em abrigos.
"Será realmente devastador", antecipou na quinta-feira o diretor da Agência Americana de Gestão de Emergências (FEMA), Brock Long. "Todo o sudeste dos Estados Unidos deve se proteger".
Na iminência da chegada do furacão ao litoral de Flórida e Geórgia nas próximas horas, o presidente americano, Donald Trump, expressou sua "grande preocupação".
Espera-se que a Flórida enfrente os fortes ventos de Irma a partir da noite de sexta-feira, com ondas que pode chegar a oito metros, segundo meteorologistas.
Miami ficou mergulhada no caos devido às filas intermináveis em postos de gasolina e aos engarrafamentos nas principais estradas. Os moradores também acabaram com tudo o que havia em supermercados para se abastecer de provisões e água.
As autoridades determinaram a evacuação dos 'keys' (ilhas) da Flórida, um arquipélago situado no extremo sul do Estado e onde turistas faziam malas para partir.
Depois do Irma, o Caribe enfrentará a fúria de outros dois furacões: José e Katia. José, que segue a trajetória de Irma, ganhou força na sexta e subiu para categoria 4, com ventos de até 195 km/h, segundo o NHC. Katia, de categoria 1, deve chegar à costa do estado mexicano de Veracruz também na sexta-feira. (Com Orlando Sentinel e agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.