Topo

Furacão Irma perde força e é rebaixado para categoria 2

Do UOL, em São Paulo

10/09/2017 18h20

O furacão Irma, que atinge a Flórida neste domingo (10), perdeu força e agora está na categoria 2, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com ventos de até 177 km/h.

No Estado, 6,3 milhões de pessoas receberam ordem para abandonar suas casas, depois de o fenômeno provocar inundações no norte de Cuba e deixar 25 mortos no Caribe. Por enquanto, três pessoas morreram em acidentes decorrentes dos fortes ventos. Mais de 3 milhões de pessoas estão sem luz.

O NHC alertou que não se deve sair à rua mesmo que diminuam os ventos quando passar o olho do furacão, pois os "ventos perigosos voltarão muito rapidamente", quando o centro do ciclone se afastar.

Segundo um provável padrão de trajetória, o olho de Irma "deve se mover perto ou sobre a costa oeste da peninsula da Flórida até segunda-feira à noite", para depois se deslocar terra adentro sobre o norte deste estado e o sudoeste da Geórgia.

"Ainda que seja seu enfraquecimento, espera-se que Irma permaneça como furacão pelo menos até a manhã de segunda-feira", apontou o NHC.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que viajará "muito em breve" à Flórida para avaliar os estragos provocados pelo furacão Irma, sem especificar uma data.

"Vou à Flórida muito em breve", disse Trump aos jornalistas ao regressar à Casa Branca após uma reunião com funcionários da Segurança Nacional e de gestão de emergências na residência presidencial de Camp David. "Neste momento estamos preocupados com as vidas, e não com os prejuízos" provocados pelo Irma, destacou Trump.

Ele declarou estado de catástrofe natural na Flórida, medida que permite desbloquear verbas e recursos federais suplementares para socorrer a península varrida pelo gigantesco furacão Irma.

10.set.2017 - Árvore é arrancada pela força dos ventos do furacão Irma em Miami, nos EUA - Joe Raedle/Getty Images/AFP - Joe Raedle/Getty Images/AFP
Árvore arrancada pela força dos ventos do furacão Irma em Miami, nos EUA
Imagem: Joe Raedle/Getty Images/AFP

Inundação e queda de árvores

A força dos ventos e as copiosas chuvas geradas pelo furacão já fizeram estragos em Miami, onde há ruas inundadas e árvores caídas. As ruas, totalmente vazias, eram iluminadas pela intensidade dos numerosos raios e o forte vento era percebido nos edifícios da cidade, que recebiam o impacto de objetos que saíam voando devido às fortes sequências.

Conforme a ponta norte da tempestade atingia o arquipélago de Florida Keys, as chuvas e o vento interromperam o fornecimento de energia para cerca de 600 mil casas e empresas, de acordo com as fornecedoras de serviços públicos. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) prevê ondas provocadas pela tempestade de até 4,6 metros em algumas parte da costa. 

O rastro de destruição do Irma

UOL Notícias

As vítimas

As autoridades da Flórida anunciaram três mortes em acidentes de trânsito provocados pelos fortes ventos e chuvas intensas.

A policial Julie Bridges, 42, morreu neste domingo em uma colisão frontal perto da cidade de Sarasota, na costa oeste da Flórida, informou o xerife Arnold Lanier.

"Ela trabalhou a noite toda em um abrigo e seguia para casa para pegar alguns mantimentos no momento do acidente", disse o oficial.

Outro motorista morreu em um acidente quando seguia para o trabalho.

A terceira vítima foi um homem em um acidente perto de Key West, em Florida Keys, primeiro conjunto de ilhas atingido pelo Irma. O caminhão dele bateu em uma árvore.

Drone mostra as águas 'sugadas' por furacão na Flórida

UOL Notícias

Rota

As previsões mais recentes apontam que o Irma pode passar pela costa da Flórida mais a oeste que se pensava, o que poderia manter o devastador olho do ciclone sobre as águas quentes do Golfo do México. Essa mudança de trajetória pouparia assim uma devastação maior no sudoeste do estado.

A mudança de curso do Irma levou a uma evacuação de última hora na área da cidade de Tampa. Praticamente toda a costa do estado permaneceu sobre o alerta do furacão, e as últimas projeções também podem vir a mudar, poupando ou devastando outras partes da Flórida.

Segundo os meteorologistas, o furacão poderia chegar à Baía de Tampa, no sudoeste da Flórida, na segunda-feira pela manhã.

Moradores de Key West buscam abrigo do furacão em escolas da Flórida - Jeane LaRance/via Reuters - Jeane LaRance/via Reuters
Moradores de Key West buscam abrigo do furacão em escolas da Flórida
Imagem: Jeane LaRance/via Reuters

Desde 1921, a área não foi atingida por um ciclone de maiores proporções. Na época, a população da área era de 10 mil habitantes. Hoje, moram ali 3 milhões de pessoas, informou um porta-voz do Centro Nacional de Furacões.

O governador pôs em prontidão todos os 7.000 membros da Guarda Nacional da Flórida, como também 30 mil guardas de outras partes do país. A tempestade é considerada muito perigosa. Os especialistas preveem chuvas torrenciais, enchentes e tornados.

Olho do furacão Irma é captado em Cuba

AFP