Topo

Torres de metal misteriosas são construídas em Nova York e intrigam moradores

Reprodução/CBS
Imagem: Reprodução/CBS

Colaboração para o UOL

30/09/2017 14h24

Torres de metal misteriosas estão surgindo na região de túneis de Nova York e em breve devem ser instaladas também em pontes da cidade. O intrigante é que ninguém até agora explicou exatamente para que elas servem.

O caso foi reportado pelo canal de televisão local CBS nesta semana. Mas nem funcionários da MTA (Metropolitan Transportation Authority) disseram qual o uso destas construções ou o que há dentro delas. Pelo contrário, questionados pela reportagem, disseram apenas: "sem comentários".

Por enquanto, sabe-se que o órgão de transporte está investindo 100 milhões de dólares (R$ 316 milhões, aproximadamente) num plano de remodelação de pontes e túneis da cidade, e parte dele inclui a construção das misteriosas torres. Os maiores indícios são que elas tenham papel na segurança da cidade.

Torres - Reprodução/CBS - Reprodução/CBS
Imagem: Reprodução/CBS

Segundo a CBS, o primeiro a ser procurado a falar sobre o tema foi Cedrick Fulton, o responsável por pontes e túneis da MTA. A resposta dele ao repórter da emissora foi “sem comentários”.

Por outro lado, alguns membros do conselho da MTA, incluindo a Comissária de Transportes da Cidade de Nova York, Polly Trottenberg, disseram à rede que nem eles sabem muito acerca do tema - mesmo com metade do dinheiro previsto já gasto e algumas das torres já erguidas pela cidade.

"Muitos membros do conselho sentiram que não tinham todos os detalhes que eles queriam, incluindo eu", disse Trottenberg à CBS.

Enquanto isso, conforme se levantam as torres, mais se levantam suspeitas na população local sobre a razão de elas existirem.

José Lugo, por exemplo, declarou que uma das torres apareceu rapidamente, depois da remoção de cabines de pedágio na Brooklyn Battery Tunnel. "Nós realmente não sabemos qual é o objetivo disso", resumiu. Já Alyssa Renkas, moradora do Upper West Side, disse que “pode adivinhar que (a torre) não é apenas uma peça de decoração”.

John Kaehny, líder do grupo Reinvent Albany, que atua monitorando ações dos governantes locais, reforçou o discurso: "É um pouco incompreensível que a MTA esteja aprovando US$ 100 milhões para o que nos parece ser grandes pilares decorativos. O que pedimos é transparência da MTA", cobrou.

Procurado pela CBS, Joe Lhota, presidente da MTA, também não deu muitas informações, embora tenha declarado que “a base dessas novas peças que estão sendo construídas inclui a fibra óptica necessária para itens de segurança interna”.

Diante da informação, a rede de TV entendeu que a torre tem alguma tecnologia antiterrorista, que poderia incluir, por exemplo, reconhecimento facial. Questionado sobre esta hipótese, Lhota manteve o mistério: “não tenho autorização para discutir isso”.