Engenheiro aposta em veículo que passa sobre carros para enfrentar o trânsito

Do UOL, em São Paulo

Um veículo que circula acima do tráfego de carros e com apoio em apenas duas rodas é a proposta de um engenheiro para enfrentar o trânsito caótico e os congestionamentos no futuro.

Dahir Semenoy, um engenheiro turco com origem russa, e sua equipe criaram o novo conceito, um veículo giroscópico viajando ao longo de um monotrilho suspenso.

A equipe de Dahir, formada por 20 engenheiros, já projetaram ônibus e trens futuristas e agora trabalham em um novo tipo de carro de bombeiro.

"Eu não tenho dúvidas que este tipo de transporte vai suceder os ônibus, bondes e trams nas cidades do futuro. É um enorme potencial para ter um transporte eficiente, econômico, seguro, ecologicamente amigável e confortável", disse Dahir em um site de rede social.

Segundo ele, o monotrilho giroscópico não é uma nova invenção. Cientistas teriam explorado a solução ao longo de cem anos.

"Agora é tempo de renovar a ideia e implementá-la na vida real. Se tudo tudo correr de acordo com o planejado, em 2020, os fãs de grandes competições esportivas internacionais poderão ver e usar, talvez até de graça, os trens de monotrilho giro urbano, o transporte do futuro". Em 2020 acontecem os jogos olímpicos em Tóquio, no Japão. Não há informações de que o projeto tenha sido apresentado ao país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos