Coreia do Norte dá calote ao comprar carros e dívida milionária já dura 43 anos

Do UOL, em São Paulo

  • Voice of America

    Modelo da Volvo usado como táxi na província de Gangwon, na Coreia do Norte

    Modelo da Volvo usado como táxi na província de Gangwon, na Coreia do Norte

Carros da Volvo na Coreia do Norte são símbolo de uma dívida que já dura décadas. O veículo pode ser um dos mil importados pela Coreia do Norte em 1974. Após 43 anos, o país do líder Kim Jong-un ainda não pagou pela compra.

Os carros estão sendo usados como táxi na Coreia do Norte. Segundo Katarina Roslund, porta-voz do ministério sueco das Relações Exteriores, carros da Volvo não são tão fáceis de serem encontrados em Pyongyang, mas eles são frequentemente usados como táxis nas cidades do interior.

Segundo o governo sueco, em meados dos anos 1970, a Coreia do Norte pediu mil carros do modelo Volvo 144. Todos foram entregues, mas o pagamento não foi realizado. A Volvo confirmou o negócio e o calote.

No entanto, a empresa não arcou com o prejuízo porque a agência sueca de seguros comerciais (EKN) interveio.

Roslund disse que a EKN está gerenciando a dívida norte-coreana e lembrando o país de sua dívida a cada seis meses. Com os juros, a dívida da Coreia do Norte já alcança cerca de US$ 330 milhões (cerca de R$ 1,07 bilhão).

 

O Volvo 144 é da série "140" e é um sedan de quatro portas que foi fabricado de 1966 a 1974. Nesse período, foram produzidas 1,25 milhão de unidades da série "140". Foi a primeira vez na história que a Volvo vendeu mais de um milhão de unidades.

Como o modelo 144 foi vendido em todo o mundo, acredita-se que a Coreia do Norte tenha conseguido peças de reposição para manter a frota nas ruas. (Com informações da agência de notícias Yonhap e do VOA)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos