Topo

Suspeito do atentado em NY é do Uzbequistão e tem 29 anos; crime teria sido em nome do EI

Sayfullo Habibullaevic Saipov, uzbeque de 29 anos identificado como suspeito do atentado em Nova York que ocorreu na tarde desta terça-feira (31) - Reprodução /CBS News
Sayfullo Habibullaevic Saipov, uzbeque de 29 anos identificado como suspeito do atentado em Nova York que ocorreu na tarde desta terça-feira (31) Imagem: Reprodução /CBS News

Do UOL, em São Paulo

01/11/2017 02h50Atualizada em 01/11/2017 10h04

O suspeito do atentado em Nova York que ocorreu na tarde desta terça-feira (31) foi identificado como Sayfullo Habibullaevic Saipov, um cidadão do Uzbequistão de 29 anos que chegou aos Estados Unidos em 2010, segundo a imprensa local.

As autoridades que investigam o caso encontraram, na caminhonete usada no atentado, um bilhete escrito em inglês dizendo que o suspeito agia em nome do Estado Islâmico (EI), afirmou uma autoridade local à CNN.

> Tudo o que se sabe sobre o atentado em Nova York

Segundo testemunhas, o agressor jogou sua caminhonete contra ciclistas e pedestres e teria gritado "Allahu Akbar" (Deus é grande, em árabe), antes de ser baleado pela polícia.

Ele foi baleado no abdome pelas forças policiais e está internado. No hospital, negou-se a responder qualquer questão sobre o atentado, segundo a NBC News.

Vídeo mostra tentativa de fuga de suspeito do ataque

UOL Notícias

Saipov morava em Paterson, no Estado de Nova Jersey, a cerca de uma hora de Nova York, e já havia cometido infrações de trânsito em Missouri e na Pensilvânia.

Ao chegar o país, acredita-se que o suspeito tenha morado inicialmente no Estado de Ohio. Em Cincinnati, um conhecido chamado Dilnosa Abdusamatova disse que Saipov viveu por um curto período com sua família. "Ele sempre trabalhava", disse Abdusamatova ao "The Cincinnati Enquirer". "Ele não ia a festas nem a outros lugares. Ele apenas costumava ficar em casa e descansar, ia e vinha direto do trabalho".

Segundo a família, Saipov costumava dormir tarde e estava tentando melhorar o seu inglês. Nas palavras de Bekhzod Abdusamatov, 22, Saipov "era uma pessoa muito boa quando o conheci". "Ele gostava dos EUA. Ele parecia ter muita sorte e todo o tempo estava feliz, falava como se tudo estivesse OK. Ele não parecia um terrorista, mas não sei como ele era por dentro", acrescentou.

Segundo as autoridades, a sua carteira de motorista tinha como endereço um condomínio em Tampa, na Flórida. Moradores do local disseram que agentes do FBI foram ao local na noite de terça-feira (31) e interrogaram alguns moradores.

Um amigo que encontrou Saipov na Flórida, Kobilion Matkarov, disse ao "New York Times" e ao "New York Post" que o suspeito parecia uma "boa pessoa". "Meus garotos gostavam dele também. Ele sempre brincava com eles", disse Matkarov.

Foi motorista de Uber

O Uber, aplicativo de transporte, disse que Saipov passou pela verificação de seus antecedentes e dirigiu pelo serviço por seis meses, fazendo mais de 1.400 viagens.

Ainda não se sabe se o ato foi individual ou parte de uma ação coletiva liderada pelo EI ou por outro grupo terrorista. A Força Tarefa Antiterrorismo do FBI está liderando as investigações.

O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, enviou uma carta de condolências ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que seu país está disposto a usar todos os recursos para ajudar a investigar o ataque de terça-feira em Nova York.

O governo uzbeque já havia afirmado mais cedo que está investigando relatos de que um homem uzbeque estaria por trás do ataque.

(Com agências internacionais)