Topo

Mulheres na Arábia Saudita acompanham jogo de futebol em um estádio pela 1ª vez

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 17h55

As mulheres da Arábia Saudita puderam, pela primeira vez, acompanhar uma partida de futebol ao vivo dentro de um estádio nesta sexta-feira (12). O palco da partida foi o estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah.

Nas instalações esportivas locais, foram criados setores "familiares" nas arquibancadas. As mulheres terão os próprios banheiros, além de espaços para oração e áreas para fumar.

No sábado, será a vez da capital, Riad, ter torcedoras do sexo feminino pela primeira vez, durante duelo entre Al Hilal, líder da competição, e Al Ittihad.

Em setembro, o público feminino foi autorizado pela primeira vez para acompanhar as comemorações pelo Dia Nacional da Arábia Saudita, que aconteceram no Estádio Internacional Rei Fahd, também em áreas separadas.

AFP
Imagem: AFP

Horas antes do jogo, os clubes sauditas estavam encorajando as mulheres a participar através de tuítes nas redes sociais. Alguns clubes também estão oferecendo abayas especiais -- túnicas tradicionais para mulheres sauditas-- com as cores dos times.

Entre as reformas empreendidas pelo jovem príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, destacam-se a autorização de dirigir para as mulheres a partir de junho e a reabertura dos cinemas do país em março.

Reem Baeshen/Reuters
Imagem: Reem Baeshen/Reuters

As mulheres ainda devem usar a burca em público e ter um tutor legal masculino --pai, irmão, marido-- para poder viajar.

As mulheres sauditas se mostraram felizes com a nova medida. "Eu assistia aos jogos pela televisão, enquanto meus irmãos iam ao estádio. Eu ficava triste e me perguntava por que não podia ir? Mas hoje isso mudou, é um dia de prazer e alegria", declarou à AFP a torcedora Nura Bajuryi.

#LigadoNoMundo - 6 coisas que as mulheres são impedidas de fazer livremente

UOL Notícias