Mulheres na Arábia Saudita acompanham jogo de futebol em um estádio pela 1ª vez
As mulheres da Arábia Saudita puderam, pela primeira vez, acompanhar uma partida de futebol ao vivo dentro de um estádio nesta sexta-feira (12). O palco da partida foi o estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah.
Nas instalações esportivas locais, foram criados setores "familiares" nas arquibancadas. As mulheres terão os próprios banheiros, além de espaços para oração e áreas para fumar.
No sábado, será a vez da capital, Riad, ter torcedoras do sexo feminino pela primeira vez, durante duelo entre Al Hilal, líder da competição, e Al Ittihad.
Em setembro, o público feminino foi autorizado pela primeira vez para acompanhar as comemorações pelo Dia Nacional da Arábia Saudita, que aconteceram no Estádio Internacional Rei Fahd, também em áreas separadas.
Entre as reformas empreendidas pelo jovem príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, destacam-se a autorização de dirigir para as mulheres a partir de junho e a reabertura dos cinemas do país em março.
As mulheres ainda devem usar a burca em público e ter um tutor legal masculino --pai, irmão, marido-- para poder viajar.
As mulheres sauditas se mostraram felizes com a nova medida. "Eu assistia aos jogos pela televisão, enquanto meus irmãos iam ao estádio. Eu ficava triste e me perguntava por que não podia ir? Mas hoje isso mudou, é um dia de prazer e alegria", declarou à AFP a torcedora Nura Bajuryi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.