Topo

Mulheres na Arábia Saudita acompanham jogo de futebol em um estádio pela 1ª vez

#LigadoNoMundo - 6 coisas que as mulheres são impedidas de fazer livremente

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 17h55

As mulheres da Arábia Saudita puderam, pela primeira vez, acompanhar uma partida de futebol ao vivo dentro de um estádio nesta sexta-feira (12). O palco da partida foi o estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah.

Nas instalações esportivas locais, foram criados setores "familiares" nas arquibancadas. As mulheres terão os próprios banheiros, além de espaços para oração e áreas para fumar.

No sábado, será a vez da capital, Riad, ter torcedoras do sexo feminino pela primeira vez, durante duelo entre Al Hilal, líder da competição, e Al Ittihad.

Em setembro, o público feminino foi autorizado pela primeira vez para acompanhar as comemorações pelo Dia Nacional da Arábia Saudita, que aconteceram no Estádio Internacional Rei Fahd, também em áreas separadas.

Mulheres em estádio de futebol na Arábia Saudita1 - AFP - AFP
Imagem: AFP

Horas antes do jogo, os clubes sauditas estavam encorajando as mulheres a participar através de tuítes nas redes sociais. Alguns clubes também estão oferecendo abayas especiais -- túnicas tradicionais para mulheres sauditas-- com as cores dos times.

Entre as reformas empreendidas pelo jovem príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, destacam-se a autorização de dirigir para as mulheres a partir de junho e a reabertura dos cinemas do país em março.

Mulheres em estádio de futebol na Arábia Saudita2 - Reem Baeshen/Reuters - Reem Baeshen/Reuters
Imagem: Reem Baeshen/Reuters

As mulheres ainda devem usar a burca em público e ter um tutor legal masculino --pai, irmão, marido-- para poder viajar.

As mulheres sauditas se mostraram felizes com a nova medida. "Eu assistia aos jogos pela televisão, enquanto meus irmãos iam ao estádio. Eu ficava triste e me perguntava por que não podia ir? Mas hoje isso mudou, é um dia de prazer e alegria", declarou à AFP a torcedora Nura Bajuryi.