Paralisação de atividades do governo dos EUA pode afetar os brasileiros?
Desde sábado (20), parte das atividades do governo federal dos Estados Unidos está paralisada pela falta de recursos - processo conhecido como 'shutdown' -, consequência de uma falta de acordo entre Casa Branca e o Congresso norte-americano sobre o orçamento que financia o governo federal.
O impasse, de duração indefinida, afeta centenas de milhares de funcionários federais em diversos ministérios, incluindo os departamentos de Estado, Segurança Nacional e Interior - três órgãos que atuam em atividades que podem afetar a vida dos turistas que estão nos Estados Unidos ou pretendem viajar ao país.
Saiba mais:
- Trump completa um ano na Casa Branca com paralisação no governo
- Entenda por que os gastos do governo Trump ficaram paralisados
- Adiamento de votação-chave no Senado dos EUA estende 'shutdown'
A princípio, o shutdown não afeta os procedimentos de emissão e renovação do visto norte-americano e nem a entrada de turistas nos Estados Unidos. Mas a visita a pontos turísticos, como parques e museus, pode ser menos confortável do que em outros períodos.
Serviço de vistos
A Embaixada dos EUA em Brasília, subordinada ao Departamento de Estado, informou que a paralisação não afetará os serviços de emissão e renovação do visto norte-americano.
"Serviços de passaportes e vistos vão continuar na nossa Embaixada, consulados e centros de atendimento durante a suspensão parcial de serviços, até novo aviso. Vamos atualizar nosso website somente em casos de uma mudança ou de uma emergência", diz a nota.
Aeroportos
A paralisação não deverá afetar o trabalho de controladores do voos e funcionários de segurança em aeroportos americanos, considerados essenciais pelo governo, e também não influencia o trabalho de alfândega e imigração, responsável por checar a entrada dos cidadãos nos Estados Unidos.
O maior impacto que o shutdown pode ter nessas funções é indireto. A falta de recursos pode reduzir o número de funcionários nessas agências e prejudicar a realização de treinamentos e até mesmo a contratação de novos trabalhadores, caso seja necessário.
Visitas a parques e museus
Alguns dos pontos turísticos mais famosos dos Estados Unidos, como a Estátua da Liberdade (Nova York), Grand Canyon (Arizona), a prisão de Alcatraz (San Francisco) e os parques de Yosemite e Vale da Morte (Califórnia), são administrados pelo Serviço de Parques Nacionais, subordinado ao Departamento do Interior.
Ao contrário de 2013, o acesso do público aos parques não será fechado, pelo menos num primeiro momento, mas os serviços aos visitantes serão reduzidos. O órgão que administra os parques informou que banheiros e outros locais que atendem os turistas poderão estar fechados, e serviços como limpeza, remoção de lixo e manutenção em geral não funcionarão.
No sábado (20), a Estátua da Liberdade não foi aberta, pegando os turistas de surpresa, mas os serviços foram retomados nesta segunda após o governador de Nova York, Andrew Cuomo, assumir os custos da operação do monumento e também da Ellis Island, que abriga um museu da história da imigração aos Estados Unidos.
O governador do Arizona, Doug Ducey, também afirmou que o Grand Canyon permanecerá ativo com todas suas atividades, inclusive hospedagem em chalés, camping e restaurantes, através de uma verba conjunta do Estado e agências de turismo.
Em Alcatraz, na Califórnia, o serviço de visitação está normal, segundo a administração, com exceção do passeio noturno na prisão.
Outros pontos turísticos afetados são na capital Washington, como os museus do Ar e Espaço e da História Americana e o zoológico nacional, financiados pelo governo federal.
É recomendável que os brasileiros que pretendem visitar parques, museus e outros pontos turísticos dos Estados Unidos verifiquem diariamente se o local está aberto e quais serviços estão sendo fornecidos aos turistas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.