Governador do Havaí demorou para corrigir alerta falso de míssil por não lembrar sua senha do Twitter

Do UOL, de São Paulo

  • Jennifer Sinco Kelleher/ AP

    David Ige, governador do Havaí, atende a imprensa em Honolulu

    David Ige, governador do Havaí, atende a imprensa em Honolulu

Durante 38 minutos a população do Havaí aguardou em pânico um míssil que nunca chegaria. O alerta falso foi emitido pelo governo da ilha norte-americana no dia 13 de janeiro. O governador revelou nesta terça (23), no entanto, que ao menos 17 desses minutos eram desnecessários. O motivo da demora: ele não lembrava sua senha do Twitter para publicar a correção. 

Em declarações à rede local KHNL, filiada da CNN, o governador David Ige confessou não saber seu login, nem senha, para acessar a rede social. "Eu salvei no meu celular agora, assim eu posso acessar diretamente", disse aos repórteres, após realizar o comunicado anual feito por governadores norte-americanos. O Twitter é comumente usado por políticos para divulgar informações à população.

Ige disse, no entanto, que durante o período em que não conseguia acessar a rede, realizou diversas ligações para a sua equipe. "O foco era realmente conseguir avisar o maior número possível de pessoas sobre o alerta falso".

Marco Garcia/AP Photo
Imagem mostra alerta falso de míssil enviado por engano por autoridades a moradores do Havaí (EUA)

Segundo as autoridades, o aviso - que chegou para a população via SMS, televisões, rádios e sinalizações de trânsito - foi emitido porque um funcionário apertou o botão errado. O governador se comprometeu a aprimorar o sistema para que alarmes falsos nunca mais aconteçam. 

O engano se deu em meio a um período de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte - país que vem desenvolvendo um programa nuclear e faz constantes ameaças aos norte-americanos. 

De acordo com a CNN, se o pequeno país asiático disparasse um míssil na direção do Havaí, o 1,4 milhão de habitantes da ilha seria avisado em no máximo 20 minutos de antecedência. Nesse caso, a população é orientada a ficar dentro de casa ou abrigos próximos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos