Governo envia por engano alerta sobre ataque de mísseis a moradores do Havaí
O governo do Havaí enviou por engano neste sábado (13) uma mensagem de texto aos habitantes do arquipélago, alertando para um ataque com mísseis balísticos. O alerta era falso.
A mensagem dizia, em letras maiúsculas: "Ameaça de míssil balístico a caminho do Havaí. Busque abrigo imediatamente. Isso não é um teste".
As mídias sociais foram à loucura após imagens do alerta de emergência começarem a circular. O anúncio foi rapidamente desmentido pelo governo da ilha americana.
A Agência Havaiana de Gerenciamento de Emergências confirmou que "não há ameaça de míssil no Havaí". O porta-voz da agência, Richard Repoza, disse que o órgão já começou a investigar o que aconteceu e por qual razão a mensagem foi enviada por engano.
De acordo com a rede TV norte-americana CNN, uma mensagem de correção levou 38 minutos para ser emitida. De acordo com a CNN, o erro aconteceu durante uma troca de turno na Agência de Gerenciamento de Emergências. Um funcionário teria apertado um botão errado em um painel e enviado a mensagem sem querer.
Enquanto isso, muitas pessoas entraram em pânico e tentaram fugir.
"Isso é um alarme falso", confirmou a deputada democrata Tulsi Gabbard no Twitter. "Eu confirmei com autoridades e não há míssil a caminho."
O alerta falso surgiu em meio à crescente tensão geopolítica na região, diante da possibilidade de uma ameaça nuclear da Coreia do Norte.
Em novembro de 2017, o governo havaiano também decidiu reativar o sistema de sirenes que alertam sobre um possível ataque nuclear contra o arquipélago, que tinha sido suspenso após o fim da Guerra Fria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.