Topo

Foragida, avó suspeita de ter matado mulher para roubar identidade mobiliza polícia dos EUA

Lois Riess é acusada de ter assassinado o marido e uma amiga - Divulgação/Minnesota Bureau of Criminal Apprehension
Lois Riess é acusada de ter assassinado o marido e uma amiga Imagem: Divulgação/Minnesota Bureau of Criminal Apprehension

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 10h08

Uma avó de 56 anos, moradora de uma pequena cidade no interior de Minnesota, nos Estados Unidos, está sendo procurada pela polícia acusada de ter assassinado o marido na fazenda onde viviam e também de ter matado uma mulher, na Flórida, para roubar a identidade dela.

Nas últimas três semanas, Lois Reiss foi procurada pela polícia em Minnesota, na Flórida e no Texas, onde os agentes acreditam que ela pode fazer uma próxima vítima.

“Ela sorri e parece como qualquer outra mãe ou avó. Mas ela é calculista. É absolutamente uma assassina a sangue frio”, afirmou o policial Carmine Marceno, da Flórida, em entrevista à NBC News, logo após a polícia admitir ter perdido Lois de vista

Segundo o jornal “Minneapolis Star Tribune”, ela e o marido David Riess eram conhecidos e queridos pelos cerca de 2.000 habitantes da cidade de Blooming Praire, onde moravam. A comunidade começou a estranhar quando David ficou uma semana sem aparecer em seus locais preferidos. Preocupado, um sócio dele decidiu chamar a polícia.

Policiais encontraram David morto com diversos tiros na fazenda onde vivia, no último dia 23 de março. Os agentes não souberam dizer quando o homem havia sido assassinado. A mulher dele, Lois, havia desaparecido nessa época.

De acordo com o “Minneapolis Star Tribune”, Lois falsificou a assinatura do marido e transferiu cerca de R$ 34 mil da conta dele e partiu em direção a um cassino na divisa com o Estado de Iowa. Quando a polícia chegou na região, no fim de março, ela já havia fugido.

De lá, a polícia acredita que Lois dirigiu até o condado de Lee, na Flórida, onde conheceu uma mulher chamada Pamela Hutchinson, de 59 anos. Ela tinha cabelos loiros e as usa logo fizeram amizade.

No dia 5 de abril, câmeras de segurança de um restaurante, em Fort Myers, registraram imagens das duas dando risadas juntas. Quatro dias depois, Hutchinson foi encontrada morta em seu apartamento, com um tiro no coração. Sua bolsa estava vazia, seus documentos e seu carro haviam sido roubados.

Lois é a principal suspeita do crime. A polícia acredita que ela tenha assassinado Hutchinson para roubar sua identidade. Por isso, os agentes estão procurando a avó em vários Estados norte-americanos. Anúncios com a foto dela e do carro que roubou estão sendo espalhados em diversas localidades.

A polícia trabalha com suspeitas. O carro roubado foi visto, neste mês, perto da cidade de Corpus Christi, no Texas. No entanto, não há sinais de que Lois, de fato, esteve na cidade.

O policial Carmine Marceno afirmou à NBC News que nunca viu nada que se parecesse com este caso.

“É a primeira vez na minha carreira que vejo alguém roubar a identidade de outra pessoa e visar um alvo pelo simples motivo da vítima se parecer com a assassina”, disse. “Suspeito que Lois, em algum momento, ficará sem recursos e se desesperará. E pode voltar a matar”, completou.